PUBLICIDADE
Notícias

Promotoria acusa governador do Amapá de tentar comprar votos para candidato

18:00 | 01/10/2016
O Ministério Público Eleitoral protocolou neste sábado, 1º, ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) contra o candidato a prefeito de Macapá Gilvam Borges (PMDB), seu vice, Adiomar Veronese (PROS), o governador Waldez Góes (PDT) e o presidente da Associação dos Sem Casa do Amapá (ASCEA), Carlos José Gomes da Silva, conhecido por Açaituba. Eles são acusados de abuso de poder político e captação ilícita de votos.

De acordo com a denúncia, o governador Waldez Góes teria prometido doar terrenos aos membros da ASCEA em troca de votos para Gilvam Borges. A ação é assinada pela promotora eleitoral Andréa Guedes. Ela anexou à denúncia imagens de uma reunião onde o assunto foi tratado, além de áudios. Segundo o MPE, o governador Waldez Góes doaria 900 terrenos aos membros da Ascea em troca de votos para Borges.

Na quarta-feira, 28, o governador recebeu em seu gabinete uma comissão da Associação para tratar disso. A área - que seria dividida em 900 lotes - é abrangida pelo decreto presidencial de repasse de terras da União para o Estado.

No mesmo dia, à noite, Borges reuniu-se com cerca de 400 membros da Associação. Participaram ainda da reunião o secretário de Estado de Transportes, ex-deputado Jorge Amanajás, e o deputado federal Roberto Góes (PDT), primo do governador. A equipe do inteligência do MPE se infiltrou e gravou a reunião, na qual, segundo a promotora Andréa Guedes, "foi feita a divulgação dessa pretensa doação de lotes, com o objetivo de obter os votos dos beneficiados."

O MPE teve acesso também a um áudio do presidente da ASCEA. Na ação, a promotora enfatiza que ele, o presidente, "foi categórico e enfático em exigir que os associados cumpram �com o dever de casa, no dia 2 de outubro�, ou seja, votem nos candidatos apoiados pelo governador do Estado, fato este que possui potencialidade a ensejar vícios no resultado das eleições municipais".

Em outro trecho, ela diz que "não resta dúvida que o compromisso firmado pelo governador do Estado do Amapá com os associados da ASCEA, teve como objetivo principal a obtenção de votos em benefício dos representados Gilvam Borges e Adiomar Veronese, de modo a desequilibrar a corrida eleitoral em face dos candidatos que não lançam mão de tais expedientes".

Em face das denúncia, o MPE pede a cassação do registro de candidatura de Gilvam Borges e seu vice, Adiomar Veronese, e que seja declarada a inelegibilidade deles dois, do governador Waldez Góes e do presidente da ASCEA por 8 anos.

Em nota, a coligação encabeçada por Gilvam Borges classificou de "pirotécnica" a ação do MPE e acusou a promotora Andréa Guedes de criar "factoide para tentar enodoar a disputa eleitoral e provocar o desequilíbrio do pleito."

Na última pesquisa de intenção de votos do Ibope, divulgada nessa sexta à noite, Gilvam Borges aparece em segundo lugar (20%) empatado tecnicamente com a candidata do PRB, Aline Gurgel (17%). Em primeiro está o atual prefeito Clécio Luís (38%).

Borges é o candidato do ex-senador José Sarney e do governador Waldez Góes. Na quarta-feira, 28, pela manhã, a Polícia Federal fez busca e apreensão na Secretaria de Estado de Transportes e casa de servidores públicos, durante a operação "No Fuel", que investiga um esquema de desvio de combustível do governo para campanhas eleitorais.

TAGS