Prefeito de Jaguaribara é alvo de ameaças e ofensas: "Está com os dias contados"

Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), aponta que as ameaças foram expressas em pichações nos muros da cidade e, mais recentemente, em uma carta anônima que circula em grupos de WhatsApp

12:21 | Nov. 05, 2025

Por: Mariana Lopes
Prefeito de Jaguaribara, Zé Filho Nunes (PSB), foi eleito em 2024 e vem sofrendo ameaças com pichações e mensagens ofensivas (foto: Reprodução/ Instagram)

O prefeito de JaguaribaraJosé Filho Nunes (PSB), afirmou, nesta terça-feira, 4, ter sido alvo de ameaças e conteúdos ofensivos compartilhados pelo WhatsApp. Segundo ele, as ofensas também atingem para a vice-prefeita Mazé Martins (Republicanos) e a alguns secretários municipais.

“As mensagens, carregadas de agressões verbais e até expressões de preconceito, tentam apenas espalhar medo e desinformação”, escreveu o prefeito em nota de esclarecimento.

Segundo a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), as ameaças e ofensas foram expressas em pichações nos muros da cidade e, mais recentemente, em uma carta anônima que circula em grupos de WhatsApp, no Vale do Jaguaribe, afirmando que o gestor "está com os dias contados".

Zé Filho disse ter recebido ligações de autoridades estaduais e acrescentou que o Governo do Estado acompanha o caso, "com as forças de segurança atuando para identificar os responsáveis".

Gestor afirma que continuará trabalhando

"Quero tranquilizar a população de Jaguaribara. Sou filho de uma família simples, mas honesta, e minha vida sempre foi pautada pelo trabalho e pelo respeito às pessoas. Tenho a consciência tranquila de que exerço o cargo de prefeito com dedicação, transparência e desenvolvimento do compromisso com nosso município", afirmou o prefeito.

Ele finaliza: "Agradeço pelas inúmeras manifestações de solidariedade e reafirmo que sigo firme no propósito de trabalhar todos os dias, de forma honesta e comprometida, para que Jaguaribara continue sendo uma cidade de paz, união e esperança".

Polícia Civil investiga o caso

Em nota enviada ao O POVO, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) informou que investiga denúncia de ameaça, registrada no município de Jaguaribara, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

"O caso está a cargo da Delegacia de Polícia Civil de Jaguaribe, unidade da PCCE que realiza diligências para elucidar o caso", destaca.

Desdobramentos

Por meio de assessoria de imprensa, Zé Filho Nunes informou ao O POVO que a nota divulgada nas redes sociais será o único pronunciamento que ele fará a respeito do caso e que todas as informações pertinentes estão citadas nela.

Já a Aprece divulgou uma nota se solidarizando com a situação do gestor e afirmando que "repudia veementemente qualquer ato de violência politica", exigindo que as autoridades competentes realizem uma "apuração célere, rigorosa e eficaz dos fatos".

Sobre o caso, a entidade reiterou que "nenhuma divergência politica pode justificar a violência, a intimidação ou o discurso de ódio, sendo dever do Estado garantir a segurança e a tranquilidade daqueles que, legitimamente eleitos, dedicam-se à gestão pública e ao serviço à população".