TJCE: Morre o desembargador aposentado Francisco de Assis Filgueira Mendes
TJCE decretou luto de três dias. Família não divulgou informações sobre velório e sepultamento
Morreu nesta segunda-feira, 3 de março, o desembargador aposentado Francisco de Assis Filgueira Mendes, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
O TJCE decretou luto de três dias por conta do falecimento de Mendes. Em nota publicada nas redes sociais, o Tribunal prestou solidariedade à família.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Com uma trajetória de 47 anos dedicados à magistratura cearense, o desembargador Filgueira Mendes deixa um legado de compromisso e relevantes contribuições ao Judiciário estadual", consta em trecho da nota.
A família não divulgou informações sobre velório e sepultamento.
TJCE: Quem é Francisco de Assis Filgueira Mendes?
Filgueira Mendes, natural de Fortaleza, ingressou na magistratura em 1974, tornando-se desembargador em 2006. Aposentou-se por tempo de contribuição em 2021. Foram 47 anos dedicados ao Judiciário cearense.
Durante esse tempo, foi vice-presidente do Tribunal no biênio 2015-2017 e coordenador da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) de 1987 até 2000. Em 2003, atuou como juiz auxiliar da presidência do TJCE.
No ensino, foi professor assistente da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), e do “Curso de Aperfeiçoamento de Magistrado”, da pós-graduação promovida pela UFC em convênio com o TJCE e a Fundação Paulo Bonavides.
Também atuou como professor convidado do “Curso de Especialização em Processo Civil”, da pós-graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor).
De acordo com o TJCE, Filgueiras Mendes trabalhou como juiz titular nas comarcas de Saboeiro, Jardim, Jaguaruana, Sobral, Canindé e Fortaleza. Também respondeu pelas comarcas de Aracati, Coreaú, Mucambo, Santa Quitéria, Acaraú e Marco.
Leia na íntegra nota do TJCE
Veja também, clicando aqui ou no player abaixo: Israel suspende entrada de ajuda humanitária em Gaza para pressionar Hamas