Leo Couto diz que Câmara deve revogar Taxa do Lixo em janeiro e acredita que PDT apoiará Evandro
Presidente Leo Couto confirma intenção de agilizar votação e fala da expectativa da entrada do PDT na base do governoPrestes a ser eleito presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o vereador Leo Couto (PSB) confirmou que pretende realizar, ainda em janeiro, sessão extraordinária para revogar a Taxa do Lixo.
"O prefeito vai mandar a mensagem e nós vamos ver as questões legais para enviar a mensagem para a Câmara, convocar uma (sessão) extraordinária e votar a revogação. É isso que a população na espera do prefeito e aqui da da Câmara Municipal. Ainda não tem a data, mas a ideia que seja janeiro", disse ao O POVO antes da cerimônia de posse dos vereadores na CMFor.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O prefeito eleito Evandro Leitão (PT) já havia adiantado que seu primeiro ato após tomar posse será enviar mensagem à Câmara e solicitar uma sessão extraordinária para esta votação.
Segundo Couto, a revogação da Taxa do Lixo será um momento emblemático.
"Eu posso falar com muita propriedade, vai ser um momento emblemático para mim, já que nós lutamos tanto, né? Discutimos tanto sobre a taxa do lixo, que era uma taxa ilegal, uma taxa imoral e a gente passou a campanha todinha conversando com o prefeito Evandro e, depois da vitória, cumprindo a palavra", acrescentou.
Leia mais
-
Naumi toma posse sem todos os secretários definidos e "Bora de Graça" endividado
-
Roberto Pessoa toma posse pela 4ª vez e quer dobrar número de escolas escolas cívico-militares
-
Gledson Bezerra toma posse em Juazeiro como 1º prefeito reeleito
-
Posse de vereadores em Fortaleza é marcada por manifestações contra e a favor de Bolsonaro
PDT na base do governo
Leo Couto afirmou ainda que acredita que, com conversa, o PDT seguirá para a base do governo de Evandro Leitão.
"No PDT, temos vários colegas, né? Já no segundo turno, o vereador Adail Júnior o vereador Luciano Girão nos apoiaram e eu acho que, com tranquilidade, todos os vereadores do PDT estarão fazendo essa construção e vão participar também da base do governo", acredita.
O partido tem indicados na equipe de Evandro Leitão. O deputado federal Idilvan Alencar, secretário da Educação, e o deputado estadual Osmar Baquit (PDT), da Regional 4, são do grupo ligado ao senador Cid Gomes (PSB) e integram a base de Evandro.
Mas, foi indicado também Francisco Ibiapina (PDT), para a Regional 7. Ele é aliado do deputado federal André Figueiredo (PDT), que era aliado do grupo do ex-prefeito José Sarto, que se posicionava como oposição ao PT no Ceará.
Figueiredo reaproximou-se de Evandro no 2º turno em Fortaleza. Ele apoiou o petista, enquanto o ex-prefeito Roberto Cláudio e outros pedetistas aderiram a André Fernandes (PL).
Ibiapina era secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza e foi demitido após declarar apoio a Evandro no 2º turno.