Novo procedimento de Lula foi um sucesso, diz médico do presidente
Segundo Kalil, o procedimento durou menos de uma hora e mais detalhes serão divulgados em coletiva de imprensa às 10h
O médico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Roberto Kalil Filho, disse por volta das 8h30min desta quinta-feira, 12, que o procedimento cirúrgico feito no presidente no início desta manhã "foi um sucesso".
Lula foi submetido a um novo procedimento cirúrgico por volta de 7h25 da manhã. O procedimento trata-se de uma embolização de artéria meníngea média, com o objetivo de conter novos sangramentos na cabeça.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo Kalil, o procedimento durou menos de uma hora e mais detalhes serão divulgados em coletiva de imprensa às 10h.
"Lula está acordado e conversando", afirmou o médico a jornalistas. Kalil ainda frisou que o presidente da República vai agora para o mesmo leito que estava na UTI.
Acompanhe as notícias que são destaque do dia no O POVO News no YouTube do O POVO:
Serviço:
- Quando: Segunda a sexta, 1ª edição às 8h e 2ª edição às 18h
- Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO>
Por que Lula passou por nova cirurgia?
O novo procedimento na cabeça não é um sinal de que a cirurgia realizada no início da semana não foi exitosa, nem que o petista evoluiu mal na recuperação, informou o neurorradiologista intervencionista Marcio Pedro Marques.
Conforme o médico, o procedimento é uma complementação do tratamento do hematoma subdural que está sendo realizado em Lula desde sua queda domiciliar, em outubro deste ano.
De acordo com Marques, o hematoma que foi identificado pelo presidente no começo da semana e tratado através de uma cirurgia tem um "risco considerável" de se refazer espontaneamente. O que foi feito é uma espécie de "bloqueio" do fluxo sanguíneo de sangue de subdivisões da artéria para impedir novas hemorragias e reduzir o risco de hematomas serem refeitos.
A intervenção, segundo ele, não é um sinal de que a cirurgia da terça-feira foi malfeita ou que ela não deu um bom resultado.
"Qualquer paciente que tem esse tipo de hemorragia tem um risco considerável de precisar fazer outras cirurgias porque o hematoma tem o risco grande de se refazer", comentou. Segundo o médico, o que está sendo feito é um procedimento para evitar novas cirurgias, semelhantes à realizada no começo da semana.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente