Roberto Cláudio critica mudar nome da Concha Acústica para homenagear estudante morto na ditadura

De acordo com o ex-prefeito de Fortaleza, a direção da Universidade deve rever a decisão e não se pode apagar a "memória do Ceará". O espaço tem nome informal do fundador da universidade, Martins Filho

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), criticou nesta segunda-feira, 11, a decisão da Universidade Federal do Ceará (UFC) de mudar o nome da Concha Acústica que passará a se chamar Bergson Gurjão, em homenagem ao estudante que foi morto na ditadura militar.

Em postagem nas redes sociais, RC chamou de "lamentável" a homenagem, uma vez que antes recebia , de modo informal, o nome de Antônio Martins Filho, primeiro reitor e fundador da UFC.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Qual é o problema que está por trás de tudo isso? É que a concha acústica já tinha nome. Exatamente do professor Martins Filho, primeiro reitor e fundador da nossa UFC", disse.

De acordo com o ex-prefeito, a história do desenvolvimento cultural, científico e artístico no Ceará é uma antes e depois da criação da UFC e segundo ele, uma parte fundamental está sendo "inexplicavelmente apagada".

"Infelizmente no ano em que a UFC completa 70 anos, ano de celebrar a história e a memória da UFC, o pedaço mais importante dessa história está sendo inexplicavelmente apagada. Que a direção da UFC possa repensar esse ato e fazer uma outra homenagem ao Bergson Gurjão, mas jamais apagada a memória do Ceará", completou.

Desde 2018, Martins Filho dá nome ao auditório principal da reitoria da UFC.

Concha acústica da UFC homenageia estudante morto na ditadura

A Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC) será batizada em homenagem ao estudante Bergson Gurjão. A novidade foi anunciada na última terça-feira, 5, após aprovação do Conselho Universitário (Consuni) da UFC, realizado na sexta-feira, 1º.

Localizada no encontro da avenida 13 de Maio com Avenida da Universidade, no espaço da Reitoria da UFC, a Concha Acústica é local para as cerimônias de colação de grau, eventos institucionais, além de apresentações musicais – tendo os eventos abertos à sociedade retornado em outubro de 2023.

Inaugurada em 1959,o equipamento receberá o nome “Concha Acústica Bergson Gurjão Farias”, em homenagem ao ex-aluno do curso de Química da Universidade que foi assassinado durante o regime militar.

Ativista e guerrilheiro, Bergson desapareceu na região do Araguaia em 1972. Líder estudantil durante sua passagem pela UFC, os restos mortais do estudante foram localizados em 1996, tendo seu sepultamento ocorrido em 2009, em Fortaleza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

roberto claudio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar