Deputado pede impeachment de Lula por recepção a Maduro e indicação de Zanin ao STF
Deputado considera que Lula descumpriu tratados internacionais ao receber Maduro e violou princípio da impessoalidade ao indicar Zanin ao STF
Pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será protocolado na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 6.
O argumento do deputado federal Sanderson (PL-RS) é de que Lula teria cometido crimes ao receber o presidente venezuelano Nicolás Maduro no Brasil e de ter indicado o advogado Cristiano Zanin para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No tópico referente a Maduro, o parlamentar afirmou que Lula violou tratados internacionais ao receber um chefe de estado acusado de narcoterrorismo nos Estados Unidos.
Já no "assunto Zanin", Lula teria violado o princípio da impessoalidade ao realizar a indicação de um advogado particular.
O então presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) afirmava de modo recorrente que desejaria um ministro no STF que fosse de direita, conservador e que tomasse tubaína com ele. Uma das indicações dele para a Suprema Corte foi a do ex-advogado-geral da União, André Mendonça.