Audiências de custódia já ouviram 800 presos por atos golpistas
Ao todo, 1.398 pessoas (904 homens e 494 mulheres) foram presas
12:27 | Jan. 16, 2023
Cerca de 800 pessoas presas em flagrante no dia 8 de janeiro por participarem de atos golpistas em Brasília já passaram por audiências de custódia, informou o Ministério Público Federal (MPF). As oitivas têm o objetivo de evitar prisões ilegais ou desnecessárias e devem ser encerradas ainda hoje, de acordo com o interventor federal na segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli.
As audiências estão sendo conduzidas pela Justiça Federal do DF, por meio de um mutirão que envolve promotores, procuradores e outros agentes do sistema de Justiça.
Ao todo, 1.398 pessoas (904 homens e 494 mulheres) foram presas, segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape). A decisão final sobre manter ou não as prisões caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito dos atos antidemocráticos no Supremo Tribunal Federal (STF) - onde o caso tramita.
Conhecimento das plantas dos prédios
Ricardo Cappell disse nesta segunda-feira, 16, que a investigação sobre os responsáveis pelos atos golpistas de 8 de janeiro apura se havia pessoas envolvidas com conhecimento da planta da Câmara e do Planalto.
"Há indícios, e a investigação está apurando, de que pessoas que invadiram Câmara e Planalto tinham conhecimento dos locais, conheciam a planta. O processo está em curso, comandado pela Polícia Federal com apoio da Polícia Civil", afirmou durante entrevista coletiva realizada no batalhão da PM que faz a segurança da Esplanada dos Ministérios, ao lado da governadora interina do DF, Celina Leão, e do presidente da Câmara, Arthur Lira.
Questionado sobre a presença de profissionais em meio aos golpistas, Cappelli disse que ouviu, de policiais feridos durante os atos, que os agentes de segurança não estavam "enfrentando apenas manifestantes". O interventor disse ouvir de um sargento ferido que "existiam homens no campo de batalha com conhecimento do terreno, de táticas de combate, com características profissionais que estavam no meio dos manifestantes".
Leia mais
-
Precatório Fundef: pagamento será feito em fevereiro, diz Elmano
-
Cearense réu por tentativa de explosão no Aeroporto de Brasília foi assessor de Damares
-
Terrorista preso por planejar explosão no DF pesquisou sobre dinamites na Shopee
-
Quem é Wellington Macedo, cearense acusado de planejar explosão em Brasília
-
Moraes bloqueia redes de deputados, coleta DNA e confisca passaporte
-
Ratinho Jr. nomeia homem branco para Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial
-
"Gabinete do ódio" ajudou a organizar atos golpistas, diz ministro
-
OAB discutirá súmula que pode até expulsar advogado que integrar atos golpistas
-
De padaria a centro espírita: veja os gastos de Bolsonaro no Ceará com cartão corporativo
-
Quase um quarto dos gastos de Bolsonaro com cartão corporativo foram com apenas 10 empresas
-
Advogado pede ao Supremo salvo-conduto para Bolsonaro não ser preso
-
Justiça concede liberdade condicional ao goleiro Bruno
-
Bolsonaro ignora prisão de Torres e atualiza status nas redes: "38º Presidente"