Personalidades da luta pela anistia e direitos humanos são homenageadas

A solenidade atende a pedido do deputado Carlos Felipe (PCdoB), um dos integrantes da Comissão Especial de Anistia Wanda Rita Othon Sidou, comissão responsável pelo julgamento de processos de reparação de ex-presos e perseguidos políticos no período da ditadura militar no Ceará

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta segunda-feira, 4, a partir das 15 horas, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para homenagear personalidades da luta pela anistia e direitos humanos. O momento atende a pedido do deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB), um dos integrantes da Comissão Especial de Anistia Wanda Rita Othon Sidou, colegiado vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). 

O parlamentar afirma que a iniciativa é uma “homenagem, de forma justa, para aqueles que lutaram e ainda permanecem na vanguarda da luta pela anistia e direitos humanos, especialmente no mês que, infelizmente, rememora o golpe militar de 1964 e que nos lembra a trágica memória da tortura, morte, assassinatos, cassação de mandatos políticos que esta Casa também sofreu com esse período de trevas.”

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O deputado integra a comissão responsável pelo julgamento de processos de reparação de ex-presos e perseguidos políticos no período da Ditadura Militar no Ceará, entre 1964 e 1985. A cerimônia pretende homenagear os seguintes nomes:

- Larissa Gaspar, (Vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza)

- Socorro França (ex-secretária de Proteção Social do Estado)

- In memoriam, militantes que lutaram pelo fim da ditadura: a assistente social Gilse Cosenza, o médico Francisco Monteiro, a socióloga Tereza Cavalcante, o agrônomo José Augusto Meneses, o metalúrgico Raimundo Guerreiro, o farmacêutico e professor Edson Pereira, entre outros, além de presos políticos que foram anistiados e indenizados pelo Estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

anistia ditadura militar Assembleia Legislativa Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar