Veja quais deputados federais do Ceará apoiam Bolsonaro

Entre os partidos que compõem a base aliada cearense do chefe do Executivo estão PP, PL e União Brasil

Dos 22 deputado federais que compõem a bancada no Ceará na Câmara dos Deputados, nove podem ser considerados bolsonaristas, seja por expressarem de forma clara apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), seja por quase sempre votarem a favor das pautas do governo. Entre os partidos que compõem a base aliada cearense do chefe do Executivo estão PP, PL e União Brasil. Veja a lista:

AJ Albuquerque (PP) 
Eleito pelo Partido Progressistas (PP), AJ Albuquerque está em seu primeiro mandato como deputado federal e tem nove propostas legislativas de sua autoria. O empresário já foi prefeito de Massapê-CE, entre 2013 e 2017, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB); e secretário regional da Prefeitura Municipal de Fortaleza entre 2017 e 2018.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Dr. Jaziel (PL)
Com 30 propostas legislativas de sua autoria, este é o primeiro mandato de Jaziel como deputado federal. O médico foi eleito pelo Partido da República (PR), que atualmente é conhecido como Partido Liberal (PL). O deputado já foi três vezes líder do partido pelo qual atua.

Genecias Noronha (PL)
Com três propostas legislativas de sua autoria, este é o terceiro mandato de Genecias Noronha como deputado federal. A partir deste ano, o empresário atua pelo Partido Liberal (PL), mas foi eleito pelo Solidariedade. Entre 2005 e 2010, Noronha foi prefeito de Parambu-CE pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Júnior Mano (PL)
Em seu primeiro mandato como deputado federal, Júnior Mano foi eleito pelo Patriota, mas filiou-se ao Partido Liberal ainda em 2019. O administrador já foi vice-prefeito de Nova Russas-CE e, no atual mandato, apresentou oito propostas legislativas.

Nelho Bezerra (União)
Com seis propostas legislativas de sua autoria, este é o primeiro mandato de Nelho Bezerra. Eleito pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros), filiou-se ao União em 2022. Apesar de o partido ter lançado pré-candidatura de Luciano Bivar, já declarou apoio a a Jair Bolsonaro. Ocupa vaga de Capitão Wagner, que se licenciou do cargo para disputar o Governo do Estado.

Moses Rodrigues (União)
Em seu segundo mandato como deputado federal, Moses Rodrigues foi eleito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), mas filiou-se ao União em 2022. Ele é administrador e professor e teve duas propostas legislativas de sua autoria. Filiou-se ao novo partido para fortalecer as campanhas de Jair Bolsonaro e Capitão Wagner no Ceará.

Vaidon Oliveira (União)
Atualmente filiado ao União Brasil, o presente mandato de Vaidon Oliveira, o segundo como deputado federal, iniciou quando ele ainda integrava o Partido Republicano da Ordem Social (Pros). Sempre vota a favor das pautas do governo Bolsonaro.

Heitor Freire (União)
Heitor Freire é administrador e está em seu primeiro mandato como deputado federal. Freire foi eleito quando fazia parte do Partido Social Liberal (PSL), mas, neste ano, passou a atuar pelo União. Em 2016, foi presidente do PSL e, como deputado federal, apresentou 19 propostas legislativas. Ajudou a eleger Bolsonaro em 2018, se afastou do presidente após crise no PSL, mas nada o impede de voltar a apoiá-lo em cenário de polarização com Lula.

Atualização, 18/5, às 15h14min:

O deputado Danilo Forte (União) havia sido incluído nesta lista em razão do apoio a várias propostas apresentadas pelo Executivo. Entretanto, via assessoria de imprensa, o parlamentar informou que não apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

deputados federais Ceará Câmara Bolsonaro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar