Comandante da Marinha usou avião da FAB para passar Natal no Rio

Segundo informações da coluna do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, a FAB aponta que a viagem foi a serviço, o que não foi comprovado pela Marinha

O comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para passar o Natal no Rio de Janeiro, sua cidade natal. Segundo informações da coluna do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, o comandante não prestou nenhum esclarecimento sobre a necessidade de cumprir algum compromisso oficial no período, o que contraria as regras para o uso das aeronaves por autoridades.

De acordo com o portal, Garnier e outras cinco pessoas, com nomes sob sigilo, saíram de Brasília às 13h10min do dia 24 de dezembro, uma sexta-feira, véspera de Natal, em um avião da FAB. Quatro dias depois, um voo da FAB com o comandante e mais cinco acompanhantes partiu do Rio de Janeiro às 16h10min do dia 28 de dezembro, uma terça-feira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A FAB aponta que a viagem foi a serviço, o que não foi comprovado pela Marinha. O decreto que regulamenta o uso desses aviões mantidos com dinheiro público, assinado por Jair Bolsonaro no início de 2020, aponta que no caso de viagens a serviço é necessário registrar em agenda oficial o compromisso público da autoridade. Isso não aconteceu.

Não há informações na agenda oficial de Garnier sobre algum compromisso oficial no período em que ele esteve no Rio de Janeiro. Segundo os documentos públicos, a única atividade de trabalho que o almirante cumpriu na capital carioca foi “despachos internos” em 28 de dezembro, na manhã antes do voo. Assim, o comandante poderia ter voado de FAB apenas no dia 28, e não quatro dias antes, logo antes do Natal.

Em outras ocasiões, fora das festas de fim de ano, Garnier cumpriu o decreto. Em 15 de dezembro, uma quarta-feira, por exemplo, o almirante foi ao Rio de Janeiro ainda de manhã. Sua agenda mostra que ele participou de duas cerimônias oficiais na cidade a partir das 10h.

A coluna tentou contato com a Marinha por três vezes desde o último dia 27, mas não obteve resposta. A Força se recusou a responder o motivo da viagem do comandante e quem eram os outros integrantes da comitiva.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

FAB Marinha comandante natal Rio de Janeiro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar