"Onde há floresta há muita pobreza", afirma ministro do Meio Ambiente

A fala foi reproduzida no plenário da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia

Nesta quarta-feira, 11, o discurso de Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente, foi alvo de críticas por ambientalistas, ONGs e cientistas. No plenário da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, Leite disse: “Temos que reconhecer que onde há muita floresta há muita pobreza”. As informações são do O Globo.

Essa frase foi proferida pelo ministro no momento em que defendia o programa Floresta+, no qual pequenas propriedades recebem uma quantia compensatória por preservar uma proporção razoável de cobertura vegetal.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Reconhecemos também que onde existe muita floresta também existe muita pobreza. E, para promover o desenvolvimento sustentável da região, criamos o Programa Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais Floresta, que busca fomentar o mercado de serviços ambientais, reconhecendo e remunerando quem cuida de floresta nativa", afirmou o ministro.

A fala acabou gerando muita repercussão, já que o Brasil abriga a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. Joaquim Leite também defendeu que o desafio a ser "superado" é o de reverter a lógica de punição para a lógica do incentivo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

COP26 ministro Meio Ambiente Bolsonaro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar