Esposa de Arthur Lira ganha cargo em secretaria de governador bolsonarista

Angela Lira já foi apontada como funcionária fantasma na Assembleia de Alagoas quando o parlamentar era deputado estadual. Em julho deste ano, foi nomeada para exercer o novo cargo em Brasília.

A esposa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ganhou cargo de secretária-adjunta da Representação Estadual no Distrito Federal do governo de Roraima, com salário líquido de R$ 14 mil. Angela Maria Gomes de Almeida Lira foi nomeada pelo governador Antônio Denarium (sem partido-RR), um dos aliados mais próximos a Bolsonaro.

A mulher de Lira já se envolveu em suspeitas de ser funcionária-fantasma na Assembleia de Alagoas, nos anos 2000. O depoimento de Angela consta em uma das ações de improbidade contra Lira relacionadas à Operação Taturana, em que ela afirmou que foi incluída pelo então deputado estadual na folha de pagamento do Legislativo, sem desempenhar verdadeiramente um trabalho. A ação de improbidade chegou a ser rejeitada em primeira instância em abril deste ano, mas ainda não houve decisão definitiva.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na atual nomeação, Angela tem como superior Gerlane Baccarin, secretária responsável pela pasta da Representação Estadual e apoiadora de Bolsonaro. Baccarin é mulher do deputado federal Hiran Gonçalves (PP-RR), também bolsonarista e amigo de Lira. Já o governador Denarium, que deu o cargo à esposa de Lira, é um dos poucos governadores aliados ao presidente da República, tendo inclusive participado dos atos antidemocráticos de 7 de Setembro.

O jornal Folha de S. Paulo questionou o governo de Roraima sobre as qualificações da secretária-adjunta para o cargo. A resposta obtida pelo jornal afirma que Angela é uma "administradora experiente, já tendo passado por várias instituições como Banco do Nordeste e Assembleia Legislativa de Alagoas, além de ter excelente trânsito em Brasília". O Governo de Roraima reiterou que a nova nomeada “não tem nenhuma condenação em seu histórico de vida pública".

A Folha também procurou a assessoria de Lira desde a semana passada para comentar o assunto, mas não obteve resposta. O parlamentar comanda a Câmara com o apoio de Bolsonaro e, nos últimos meses, vem barrando a apreciação de mais de 130 pedidos de impeachment contra o mandatário. Apesar das cobranças, Lira não tem demonstrado intenção de dar seguimento aos processos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Câmara dos Deputados Arthur Lira cargo secretaria funcionária Bolsonaro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar