Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

'Militar da ativa não deve ocupar cargo civil'

Autor - Agência Estado
Foto do autor
- Agência Estado Autor
Tipo Notícia

O general João Camilo Pires de Campos diz ser contrário à participação de militares da ativa em funções de natureza civil no governo que não tenham relação com a profissão militar. Para ele, que foi para a reserva em maio de 2018, o militar da ativa não deve assumir cargos civis no Executivo. O chefe da Segurança Pública paulista afirma que o programa responsável por colocar câmeras nos corpos dos policiais militares para gravar ininterruptamente o serviço "não tem volta".
O sr. não enfrentou caso de motim ou indisciplina, como no Ceará ou Pernambuco?
Nem a mais pálida situação dessa. Não houve nenhuma situação. Onde há profissionalismo, onde se faz as coisas com fé, isso não acontece. Percorro a área toda, percorro as delegacias, fui a todo interior e converso com todos eles.
Comparando o primeiro semestre de 2018 com o de 2021, São Paulo teve quedas de 4,8% dos homicídios e de 20,5% de roubos. Críticos dizem que o sr. contou com o ‘secretário vírus’. O que vai para a conta da polícia e o que é efeito da pandemia?
O caso do ‘secretário vírus’ aconteceu no mundo inteiro, de março de 2020 para cá. Mas nós falamos em 2018, em 2019. O ano de 2020 é atípico. Gosto de comparar o ano de 2021 com o de 2019. É notável ainda que, apesar de 2018 ser uma marca interessante, a redução da criminalidade em São Paulo começou lá em 1999.
O sr. também deu aval ao programa das body cameras da PM. O sr. enfrentou resistências?
Não chegou a mim nenhum dado de recusa ao uso da câmera. Ela não é diferente de uma arma, com a qual devemos nos adaptar. A verdade é a seguinte: não há retorno. Não existe retorno para o uso de câmera no sistema policial. Estamos com 3 mil câmeras e estamos comprando mais sete mil. Essa gestão terminará com 10 mil câmeras.
O sr. pensa em candidatura?
O futuro a Deus pertence. Mas hoje digo que não pretendo. Vou cumprir minha missão.
Discute-se a presença de colegas do sr. no governo federal em cargos de natureza civil. O sr. vê inconveniente nessa participação de militares da ativa?
Vou ser claro. Há funções fora da Força que são típicas de profissionais da ativa. Nessas, não vejo inconveniência.
GSI, Defesa?
Sim. Nessas, não vejo inconveniência. As outras, não concordo. Eu preferia que o companheiro fosse para reserva. Agora, não vejo inconveniente de o profissional da reserva ser aproveitado na área afim ou que tenha disposição para atuar.
O sr. tem certeza de que o Exército não vai se prestar a nenhuma aventura?
Não vai. Não vai. É o Exército profissional que todos conhecemos e admiramos. Tivemos agora promoções fantásticas. São nomes que, certamente, engrandecem o Alto Comando do Exército. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Chileno Ángelo Henríquez é regularizado pelo Fortaleza

Tá no BID
18:09 | Ago. 02, 2021
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

O atacante chileno Ángelo Henríquez foi regularizado pelo Fortaleza nesta segunda-feira, 2. O jogador aguardava a abertura da janela de transferências, que aconteceu no domingo, 1º, e agora está apto para estrear com a camisa tricolor.

Henríquez foi anunciado como reforço no dia 7 de julho, mas só chegou ao Pici uma semana depois. Ele treina há cerca de 15 dias com o restante do grupo e se o técnico Juan pablo Vojvoda quiser, pode estrear diante do CRB, no jogo de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, 4, no estádio Rei Pelé, em Maceió.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Confira como foi voo inaugural da Itapemirim para o Ceará

ECONOMIA
18:06 | Ago. 02, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) realizou na madrugada desta segunda-feira, 2, o voo inaugural da companhia para o Ceará. A rota Guarulhos-Fortaleza-Natal contará inicialmente com cinco voos semanais, às segundas, terças, quintas, sextas e sábados. Dentre outros diferenciais, a companhia promete despacho gratuito de bagagem para todas as classes tarifárias e marcação de assentos sem nenhum custo adicional.

Leia Mais:Latam terá voos diários em Jeri e Juazeiro; rota Fortaleza-Maceió inicia vendas quarta-feira, 4

A aeronave Airbus A320, com capacidade para 162 passageiros, pousou à 1 hora. Ao tocar o solo, foi recepcionada com um batismo – típico ritual realizado quando uma companhia aérea inicia suas operações ou novas rotas. Logo após o desembarque, representantes da Itapemirim e da Fraport Brasil, administradora do aeroporto de Fortaleza, participaram de uma pequena solenidade em comemoração à inauguração da rota.

Na cerimônia, o CEO da ITA,Adalberto Bogsan, reforçou a importância da operação como mais um passo para a retomada da indústria da aviação no cenário da pandemia de Covid-19.

Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, afirma que “a Itapemirim foi lançada em um momento desafiador para a indústria e já demonstra profissionalismo e compromisso com seus clientes. Ficamos orgulhosos de termos parceiros assim e desejamos muito sucesso à companhia em sua trajetória de voos pelo Brasil”.

Além de Fortaleza, outros quatro destinos receberam a operação da empresa: Florianópolis (SC), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE). A partir do dia 16 de agosto, a companhia terá voos diretos para o Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto do Galeão.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Morre o arquiteto Leonardo Fontenele, profissional que projetou o desenho do Acquario

ECONOMIA
18:06 | Ago. 02, 2021
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Morreu na noite desse domingo, 1º de agosto, o arquiteto e urbanista Leonardo Fontelene vítima de complicações de Covid-19. Ele tinha 58 anos e estava internado há 49 dias em um hospital de São Paulo. Leonardo deixa a viúva e uma filha de quatro anos. O POVO confirmou que o corpo do arquiteto será cremado em São Paulo.

Profissional reconhecido no mercado nacional e internacional, Leonardo chefiava a Imagic, que tinha escritórios em Fortaleza, São Paulo e Miami. No seu histórico profissional, o arquiteto assinava projetos importantes, como atrações dos parques da Disney, como também o complexo Ferrari World em Abu Dhabi, o brinquedo Acqua Circo do Beach Park e o Aquiraz Riviera. Mas, o mais conhecido pelo público cearense são os desenhos do Acquario do Ceará, na Praia de Iracema. O projeto nunca foi tirado do papel por imbróglios jurídicos.

Ex-atleta na juventude, Leonardo foi integrante da seleção cearense de polo aquático.

A morte de Leonardo foi lamentada pelo Instituto de Arquitetos Brasil-Departamento do Ceará (IAB-CE), que divulgou nota de pesar nas redes sociais. "Neste momento de pesar somos solidários aos familiares, amigos e colegas. Sentimos muito a perda de Leonardo Fontenele, somos gratos ao legado e aprendizado deixados."

Romeu Duarte, arquiteto membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), destaca que, com a morte de Leonardo "apaga-se uma inteligência da arquitetura". Lembra ainda do polêmico projeto do Acquario e do projeto final que não tivemos acesso.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

China coloca milhões em confinamento para conter variante Delta

INTERNACIONAL
18:03 | Ago. 02, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A China voltou a isolar seus habitantes, enquanto enfrenta seu maior surto de covid-19 em meses, com a variante Delta se espalhando por regiões que há muito haviam controlado o vírus, incluindo Wuhan, epicentro original da pandemia.
Mais contagiosa, a variante Delta quebrou as defesas do país, atingindo mais de 20 cidades e uma dezena de províncias. Embora o número total de infecções -- 452 no balanço mais recente -- ainda seja menor do que o registrado em outros países, os dados indicam que a variante está se movendo rapidamente pelo país.
No sábado, a província de Fujian e a cidade de Congquing, de 31 milhões de habitantes, registraram surtos epidêmicos de coronavírus. Nesta segunda-feira, 2, a China confirmou 99 novos casos, 55 por transmissão local. No final do dia, mais sete pessoas foram encontradas infectadas em Wuhan, além de outra em Pequim.
Em número de casos, este é o maior surto desde uma irrupção na província de Hebei, no norte da China, em janeiro, quando 2 mil pessoas foram infectadas.
A ampla disseminação é ainda mais preocupante dado o aumento de casos na capital altamente protegida e em Wuhan, cujo status de livre de vírus tem sido motivo de orgulho na China. Os sete novos casos são os primeiros desde que a China colocou sua onda original sob controle ao bloquear a cidade de cerca de 11 milhões de habitantes e a província de Hubei.
"Os sete foram identificados como trabalhadores migrantes", informou a agência oficial de notícias Xinhua, citando funcionários de prevenção e controle da covid-19.
Pang Xinghuo, vice-diretor do Centro de Prevenção e Controle de Doenças de Pequim, implorou aos visitantes da cidade que entrem em contato com as autoridades se tiverem vindo de áreas de alto risco ou tido contato próximo com alguém infectado. As autoridades também pediram aos residentes que restringissem suas viagens.
"Surtos de aglomerados ocorreram um após o outro em todo o país e vários casos foram relatados em Pequim, levando a uma fase crítica em nossa resposta à epidemia", disse Pang. "Não podemos deixar escapar um único fio de risco e perigo oculto."
A infecção inicial do delta chegou por meio de um voo internacional de Moscou para a cidade de Nanjing, no leste da China, em meados de julho, e se espalhou para um grupo de funcionários de limpeza do aeroporto. Em poucas semanas, os casos também surgiram em lugares tão distantes quanto a ilha de Hainan, no sul da China, a 1900 km de Nanjing.
Os governos das principais cidades, incluindo Pequim, organizaram testes para milhões de pessoas, ao mesmo tempo que isolaram áreas residenciais e colocaram em quarentena pessoas que tiveram contato com infectados.
A cidade de Zhuzhou (centro), na província de Hunan, ordenou nesta segunda-feira a mais de 1,2 milhão de pessoas que permaneçam em casa sob um isolamento rígido durante os próximos três dias, enquanto coloca em prática uma campanha de teste e vacinação em toda a localidade. "A situação continua sendo sombria e complicada", afirmou o governo de Zhuzhou.
Em Zhangjiajie, uma cidade turística próxima de Zhuzhou, foi registrado um foco no mês passado entre os espectadores de um teatro, que depois levaram o vírus para suas casas em todo o país. Zhangjiajie determinou o confinamento de seus 1,5 milhão de habitantes na sexta-feira.
Pequim bloqueou a entrada de turistas durante a temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte.
Nesta segunda-feira também foram registrados novos casos em Hainan, um popular destino turístico, assim como na província de Henan, devastada pelas inundações, informaram as autoridades de saúde do país.
A taxa de vacinação da China está perto de 60%, uma das mais altas do mundo, mas ainda não se sabe se as vacinas desenvolvidas localmente no país podem retardar a propagação da variante Delta. (Com agências internacionais)
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Série de "O Senhor dos Anéis" estreia em setembro de 2022 no Prime Video

Segunda Era
17:55 | Ago. 02, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Os fãs de “O Senhor dos Anéis” já podem ficar de olho e anotar na agenda: a nova série da franquia será lançada no dia 2 de setembro de 2022 no Amazon Prime Video. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 2 de agosto.

Ainda sem nome oficial, a produção contará com estreia semanal de episódios. Na história, os espectadores poderão conhecer o universo de J.R.R. Tolkien milhares de anos antes de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”. O enredo será ambientado na denominada “Segunda Era”, quando foi criado o Anel do Poder.

Leia também | "Stillwater": Amanda Knox acusa novo filme de faturar com seu caso

“Começando em uma época de relativa paz, milhares de anos antes dos eventos dos livros 'O Hobbit' e 'O Senhor dos Anéis', a série segue um elenco de personagens, tanto familiares quanto novos, enquanto confrontam o temido ressurgimento do mal na Terra Média”, afirma o streaming em texto para a imprensa.

Com produção-executiva de J.D. Payne e Patrick McKay, a série terá Robert Aramayo, Morfydd Clark, Cynthia Addai-Robinson, Owain Arthur, Maxim Baldry, Nazanin Boniadi, Ismael Cruz Córdova, Charles Edwards e outros no elenco.

Leia também | Viúva Negra: Scarlett Johansson processa Disney por lançamento no streaming

"Como Bilbo diz: ‘Agora acho que estou pronto para partir para outra jornada’. Viver e respirar na Terra-média todos esses meses tem sido a aventura de uma vida. Mal podemos esperar que os fãs tenham a chance de fazer isso também", disseram Payne e McKay.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags