Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

CPI da Covid avalia pedido de quebra de sigilo bancário da Jovem Pan

Requerimento pede os dados bancários da empresa e comparação dos valores nas contas antes e depois da pandemia
14:37 | Ago. 02, 2021
Autor - Vítor Magalhães
Foto do autor
- Vítor Magalhães Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid pode votar, nesta semana de retomada dos trabalhos, requerimento feito pelo relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB), que pede a quebra do sigilo bancário do grupo Jovem Pan por considerá-lo um “grande disseminador de fake news” sobre a pandemia no País.

O requerimento pede os dados bancários da empresa, desde o início de 2018, e comparação dos valores nas contas antes e depois da pandemia. A Jovem Pan disse que “pedidos do gênero são injustificáveis” e divulgou nota de repúdio. A assessoria de Calheiros afirmou que o pedido foi feito por técnicos do grupo de trabalho da CPI.

“Estranhamente, o requerimento estabelece que as investigações sejam feitas a partir de 2018. Segundo o documento que justificou a sua criação, a comissão foi instaurada com o objetivo de 'apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil' (...) A acusação de Calheiros, portanto, não se enquadra no fato determinado para a criação da CPI”, posicionou-se a Jovem Pan em nota.

E seguiu: “Os profissionais da Jovem Pan divulgam fatos e os analisam segundo diferentes pontos de vista. O autor do pedido não especifica quais profissionais disseminaram notícias mentirosas. Fica claro, portanto, que se trata de uma acusação genérica que tem por única finalidade cercear a liberdade de imprensa no Brasil”, encerra.

Os senadores ainda vão definir se votam o requerimento ou não. Dados da Agência Senado apontam que a comissão tem mais de 470 pedidos, dentre convocações, quebras de sigilos, informações e audiências públicas a serem apreciados.

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), que representa os veículos de comunicação com sede no Brasil, também repudiou o pedido de quebra de sigilo bancário da Jovem Pan. Além da rádio, senadores pediram a quebra de sigilo bancário de sites e blogs bolsonaristas como o Terça Livre, que também é alvo do inquérito das Fake News no Supremo Tribunal Federal (STF).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Geração de resíduos domiciliares e urbanos cresce na pandemia

Geral
2021-08-02 14:38:03
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A geração de resíduos domiciliares e de limpeza urbana tiveram aumento médio de 10% no país em no ano passado, segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Segundo a análise dos sistemas de coleta em diversos municípios, a quarentena contra a pandemia de covid-19, que fez com que mais pessoas trabalhassem em casa, concentrou a geração de resíduos fora das áreas comerciais e industriais.

“As medidas de isolamento social e a adesão ao home office, adotado por boa parte das empresas, influenciaram diretamente na geração de resíduos domiciliares, que antes eram gerados nos grandes centros e áreas corporativas, elevando a demanda pelos serviços de limpeza urbana nas cidades”, explica o diretor-presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho.

O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, divulgado pela entidade no final do ano passado, mostra que, em 2019, a média per capita no país era de 379,1 quilos de resíduos sólidos gerados por ano. Em 2010, cada pessoa produzia em média 348,3 quilos de resíduos por ano.

Recicláveis

As mudanças de hábito durante a pandemia também mudaram o perfil dos resíduos urbanos, com um aumento médio de 25% na quantidade de materiais recicláveis coletados. De acordo com a Abrelpe, isso está ligado ao aumento das compras pela internet, que necessitam de mais embalagens para o envio dos produtos.

Segundo a associação, o crescimento do uso desses materiais não foi, entretanto, acompanhado de um aumento da reciclagem. “A reciclagem propriamente dita não cresceu na mesma proporção, já que boa parte do volume coletado foi encaminhada para unidades de disposição final devido ao fechamento ou à diminuição da atuação nas unidades de triagem em diversas cidades durante boa parte do ano passado”, destaca Silva Filho ao comentar como o trabalho das unidades de reciclagem também foi impactado pela pandemia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Com apenas Benevenuto de fora, Fortaleza se prepara para o jogo de volta da Copa do Brasil

Mudando o Foco
2021-08-02 13:32:00
Autor Horácio Neto
Foto do autor
Horácio Neto Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após a derrota no Clássico-Rei pelo Campeonato Brasileiro, o Fortaleza volta suas atenções para o confronto decisivo contra o CRB, nas oitavas de final da Copa do Brasil. Com a vantagem do empate, o Leão não terá o zagueiro Marcelo Benevenuto, que já atuou com a camisa do Botafogo na competição, e o goleiro Max Walef, segue em recuperação da lesão no cotovelo.

Sem nenhum atleta suspenso, dentre os titulares, Juan Pablo Vojvoda só não poderá contar com Marcelo Benevenuto. No primeiro confronto, Jackson foi o defensor escolhido para começar na zaga. O treinador argentino pode repetir a decisão ou preferir por Quintero para a função.

|Leia mais| 

Apesar de não haver suspensos, três jogarão pendurados, dois deles titulares. David, Pikachu e Igor Torres estão a um cartão amarelo de não poderem ser relacionado para as quartas de final da Copa do Brasil, em caso de classificação do Tricolor.

No departamento médico, apenas o goleiro Max Walef segue se recuperando de uma lesão. O atleta tricolor teve um edema articular após a contusão no cotovelo esquerdo. Com Felipe Alves 100%, inclusive, já tendo atuado no Clássico-Rei do último domingo, 1º, não deve haver dúvidas no gol do Leão.

Com exceção de Marcelo, Vojvoda terá o elenco completo para o duelo de volta da Copa do Brasil. O Fortaleza entra em campo na quarta, 4, às 16h30min, no Estádio Rei Pelé, pelas oitavas de final do torneio nacional. O Tricolor tem a vantagem do empate após ter vencido o primeiro confronto por 2 a 1, na semana passada, 29, na Arena Castelão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Governo de São Paulo recebe nova remessa de IFA

Saúde
2021-08-02 12:58:00
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governo de São Paulo recebeu na noite de ontem (1) um lote de 2 mil litros de insumo farmacêutico ativo (IFA) que viabilizará a produção de cerca de quatro milhões de doses da vacina contra a covid-19, que serão destinadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. A nova remessa veio da China e chegou no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 21h.

De 17 de janeiro até o momento, o Butantan já disponibilizou 62,8 milhões de doses do imunizante ao PNI.

De14 de julho até hoje, foram entregues 9,7 milhões de doses da vacina CoronaVac, referentes à produção de um lote de doses processadas a partir dos 6 mil litros de IFA, recebidos no dia 26 de junho. Na madrugada do dia 13 de julho, o instituto recebeu carga recorde de 12 mil litros de matéria-prima para produzir e entregar outras 20 milhões de doses.

“É claro que à medida que progride a vacinação temos impacto na redução das internações, mortes e número de casos. Dessa forma, estamos não só vacinando como mantendo as medidas sanitárias ao passo que vamos estendendo a capacidade dos serviços e aumento de horário de funcionamento”, disse o secretário de Saúde, Gorinchteyn.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Alison dos Santos projeta final dos 400m com barreiras: "Estou confiante"

.
2021-08-02 12:51:00
Autor Gazeta Esportiva
Foto do autor
Gazeta Esportiva Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Alison dos Santos disputa às 00h20 desta terça-feira a final dos 400 m com barreiras dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Aos 21 anos, o brasileiro entra como um dos destaques na decisão de medalhas.

Nas semifinais disputadas no domingo, Alison quebrou pela quinta vez nesta temporada o recorde sul-americano, com 47.31, o segundo melhor tempo das três séries e a terceira melhor marca do Ranking Mundial de 2021.

+ Rebeca, Zanetti e Caio: veja fotos dos brasileiros nas finais da ginástica artística

“Estou feliz e confiante”, disse o atleta do Pinheiros, aparentemente sem sentir o peso da pressão e da responsabilidade. “Vai ser uma prova muito equilibrada e eu estou entre os candidatos a lutar por um lugar no pódio.”

A tranquilidade é uma das marcas da personalidade de Alison. Tanto que está ensaiando uma dancinha especial para comemorar um bom resultado na final.

“Chamei uns amigos meus para me ajudar na criação. Não vou adiantar, mas estou preparado para comemorar”, brincou.

Alison largará na raia 7, entre o norueguês Karsten Warholm, recordista mundial, na 6, e o catari Adderrahaman Samba, na 8. Outros favoritos ao pódio são o norte-americano Rai Benjamin (5) e Kyrom McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas (4).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CPI retoma trabalhos nesta terça e mira irregularidades na compra de vacinas

Política
2021-08-02 12:37:08
Autor Vítor Magalhães
Foto do autor
Vítor Magalhães Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado retoma os trabalhos na próxima terça-feira, 3 de agosto, após o fim do recesso parlamentar de duas semanas. Para esta semana, estão previstos os depoimentos de intermediários que teriam negociado vacinas com o governo sem o aval dos fabricantes.

O primeiro a ser ouvido será o fundador da Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah), reverendo Amilton, que teria negociado a venda da vacina AstraZeneca em nome do governo. O policial militar Luiz Paulo Dominguetti, que ofereceu 400 milhões de doses do imunizante sem autorização, disse ter contado com a intermediação do reverendo para ser atendido pelo governo federal.

Francisco Maximiano, presidente da empresa Precisa Medicamentos, que atuou como intermediária durante a negociação para a compra da vacina indiana Covaxin, deveria depor na quarta-feira, mas disse que não poderá ir porque está fora do País. Essa será pelo menos a terceira vez que a oitiva é adiada.

Com isso, o coronel Marcelo Blanco, ex-diretor substituto do Departamento de Logística do Ministério da Saúde (MS) deve ser ouvido na quarta-feira. Ele participou de um jantar onde supostamente ocorreu pedido de propina em negociação para compra do mesmo imunizante (AstraZeneca).

O empresário Airton Soligo, o Airton Cascavel, presta depoimento na quinta-feira, 5. Nome próximo ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, ele teria atuado no MS sem ter cargo oficial. De acordo com a CPI, há registros da participação do empresário em ações exclusivas daqueles que têm cargo na gestão pública, como ações com prefeitos e secretários estaduais da saúde.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags