Rejeitado por 62% da população, Bolsonaro perderia para Lula, Mandetta, Ciro, Haddad e Doria

Pesquisa revela constante desgaste do presidente após as investigações da CPI da Covid, que investiga irregularidades na compra de vacinas e esquemas de corrupção

Após investigações envolvendo a gestão da pandemia e possíveis envolvimento em esquemas de corrupção, a imagem do presidente da República Jair Bolsonaro está em processo constante desgaste entre os brasileiros. É o que mostra pesquisa da Atlas Político divulgada nesta sexta-feira, 30. A pesquisa revela que, caso as eleições fossem hoje, o chefe do Executivo perderia para todos os seus adversários políticos no segundo turno. 

Segundo a pesquisa, Bolsonaro perde de Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) e está numericamente atrás do Fernando Haddad (PT) e João Dória (PSDB). Os dados foram levantados entre os dias 26 e 19 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— Atlas Político (@atlaspolitico) July 30, 2021

Lula ampliou a vantagem sobre o presidente em comparação à pesquisa anterior, e venceria a eleição por 49,2%, contra 38,1%, num eventual segundo turno, em cenário com 12,8% de votos nulos ou brancos. Em maio, a vantagem de Lula era de 4,7% sobre o presidente.

O mesmo também se aplica para Ciro Gomes (43,1% a 37,7%), o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (42,9% a 37,5%), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (41,9% a 38,4%), e João Dória (40,6% a 38,1%).

A Pesquisa Atlas registra ainda nova deterioração da aprovação presidencial. Bolsonaro é desaprovado por 62% da população, em empate técnico com o recorde de desaprovação registrado anteriormente em maio e junho de 2020.

Com popularidade em queda, Bolsonaro vem intensificando sua campanha com uma série de motociatas pelo Brasil e se colooando contra o sistema eleitoral eletrônico, mesmo sem apresentar provas concretas. 

O desgaste segue em curso conforme avança os trabalhos da CPI da Covid. A comissão investiga irregularidades em contratos de compra da vacina indiana Covaxin. Os senadores também apuram suspeitas de pedidos de propina em outras negociações que atingem inclusive militares que ocupavam cargo no Ministério da Saúde.

A pesquisa também revela nova alta na intenção de voto para o ex-presidente Lula nos cenários de 1º turno para 2022. Jair Bolsonaro mantém sua base de apoio de aproximadamente um terço do eleitorado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Bolsonaro desgaste queda rejeição CPI da Covid Lula Ciro Mandetta Doria pesquisa Atlas Político

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar