Após resposta da AGU, Justiça nega liminar para impedir motociatas de Bolsonaro no Ceará

Deputado Célio Studart, autor da limitar, afirma que deve anexar decisão em ofício a ser entregue tanto a prefeitura de Fortaleza quanto o Governo do Estado do Ceará para que os atos sejam proibidos no Ceará

A Justiça da 6ª Vara Federal de Fortaleza negou nesta terça-feira, 20, pedido de liminar que tentava barrar a realização de motociatas pelo presidente Jair Bolsonaro no Ceará. A decisão aconteceu após resposta da Advocacia-Geral da União (AGU). A ação foi solicitada pelo deputado federal Célio Studard (PV-CE).

Em defesa, a AGU sustenta que a ação judicial “está colocando as manifestações do Executivo sob censura prévia”. O órgão alegou ainda que "o Senhor Presidente da República, na chefia do Governo Federal, adotou e vem adotando uma série de medidas visando o enfrentamento da emergência de saúde pública causada pelo novo coronavírus”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No documento, o juiz Leonardo Rezente Martins demonstrou perplexidade com recentes ações de Bolsonaro e informou que o cumprimento dos critérios sanitários devem ser definidos, na verdade, pelos governos estadual e municipal. Devido à resposta judicial, o parlamentar adiantou que deve anexar a decisão em ofício a ser entregue tanto à Prefeitura de Fortaleza quanto o Governo do Estado do Ceará para impedir os atos no território cearense. 

"É imprescindível que em um momento em que a população não se encontra totalmente imunizada e com uma nova variante, ainda mais contagiosa em expansão em todo o território, que os órgãos competentes sejam rigorosos com atos que colaborem para a propagação da Covid, inclusive multando os responsáveis, como orientou ainda a Justiça", afirma o deputado. 

No dia 9 de junho, o presidente acenou positivamente para a possibilidade de realizar uma motociata no Ceará, mais especificamente na Capital. Durante encontro com o vereador de Fortaleza Carmelo Neto (Republicanos), o gestor sugeriu a realização do evento após ser questionado pelo parlamentar. Célio afirma que deve ficar alerta para evitar "a realização destes atos e possíveis abusos", para que "a saúde da população do Ceará seja preservada”. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Célio Studart Bolsonaro Motociata AGU juiz vara federal atos covid-19 Fortaleza Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar