Após fala de Bolsonaro, Mourão garante: "As eleições serão realizadas"

A afirmação foi em conversa com a CNN e vai na contramão do que defende o presidente Jair Bolsonaro, que ameaça a realização da eleição caso não seja implementado o voto impresso

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou à CNN que as eleições presidenciais do ano que vem serão realizadas independente da aprovação da proposta do voto impresso auditável. A despeito do que diz o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em conversa com o canal, o general da reserva afastou a possibilidade de não haver pleito nacional. "As eleições serão realizadas", declarou.

Na última sexta-feira, 9, o presidente Jair Bolsonaro acusou, sem provas, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de participar de fraudes e disse que caso a PEC do voto impresso não seja aprovada, há “risco de não termos eleições no ano que vem”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A fraude está no TSE, para não ter dúvida. Isso foi feito em 2014", disse o presidente. "Não tenho medo de eleições. Entrego a faixa para quem ganhar no voto auditável e confiável. Dessa forma, corremos o risco de não termos eleições no ano que vem", completou.

A fala marcou uma semana de ataques consecutivos contra o sistema eleitoral e as urnas 100% eletrônicas. Bolsonaro é a favor do voto impresso auditável e defende que, caso o sistema não seja implementado até 2022, há risco de fraude no resultado das eleições.

A postura de Bolsonaro despertou também a reação do presidente do TSE, ministro Roberto Barroso, que, assim como Mourão, garantiu a realização do pleito. "Cumpro o meu papel pelo bem do Brasil. Mas eleição vai haver, eu garanto", afirmou, em mensagem enviada ao jornalista Josias de Souza, do portal UOL.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 voto impresso ameaça jair bolsonaro hamilton mourão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar