Lula tem 43% de votos e abre maior vantagem contra Bolsonaro, aponta PoderData

A pesquisa, realizada com 2,5 mil entrevistas em 43 municípios das 27 unidades da Federação, também diz que Lula ganharia o pleito no segundo turno, em todos os cenários. Bolsonaro perde no segundo turno para todos os candidatos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu sua maior vantagem contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em um possível cenário de eleições presidenciais de 2022. O petista concentra 43% das intenções de voto, contra 29% do chefe do Executivo federal. Os números foram apurados durante pesquisa realizada pelo PoderData, do portal Poder 360.

Há um mês, os Lula e Bolsonaro estavam empatados dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com 31% e 33% dos votos, respectivamente. Os resultados mostram que Bolsonaro, apesar da disparada do petista, segue estável com apoio na redondeza de um terço do eleitorado, variando dentro da margem de erro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A pesquisa realizada entre os dias 5 e 7 de julho, com 2.500 entrevistas em 421 municípios das 27 unidades da Federação, indica que Lula poderia ser eleito no primeiro turno considerando a margem de erro. Para que a vitória no primeiro turno aconteça, é necessário que o candidato tenha mais da metade dos votos válidos, ou seja, superar a ultrapassar a soma de todos os adversários.

Na simulação do segundo turno, Lula também ganharia de Bolsonaro, vencendo-o por 55% a 32%. A diferença também é a maior registrada pelo PoderData desde setembro de 2020. Em relação a Dória e Ciro Gomes, Lula teria vantagem no segundo turno de 34 e 33 pontos, respectivamente. Bolsonaro não ganha em nenhum dos cenários projetados, com a menor diferença na disputa com Ciro, de cinco pontos.

Em relação às especificações por sexo, idade, região, escolaridade e renda, Bolsonaro só ganha quando se considera a região — entre os eleitores do Sul (39% a 31%), Centro-Oeste (40% a 29%) e Norte (48% a 34%), com Lula em segundo lugar em todos os casos. No Nordeste, o ex-presidente tem a maior vantagem, com 59% a 19% em relação a Bolsonaro. O primeiro turno do pleito está marcado para 2 de outubro de 2022.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 pesquisas lula e bolsonaro porcentagens eleições 2022 jair bolsonaro ex-presidente lula

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar