Aliança entre PT e os Ferreira Gomes completa 15 anos sob forte tensão

O jornalista e colunista do O POVO Érico Firmo analisa essa união que instaurou uma nova hegemonia no Estado a partir de 2006

Em 25 de junho de 2006, durante convenção que homologou o nome de Cid Gomes como candidato ao Governo do Estado, era selada a aliança entre o PT e os Ferreira Gomes. Entre os personagens que garantiram essa união, estava a então prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT), que indicou o vice na chapa de Cid, o também petista Professor Pinheiro.

De lá para cá, a parceria passou por turbulências, com rompimentos a nível municipal. Luizianne e os Ferreira Gomes viraram arquirrivais depois das eleições de 2012, quando o grupo de Cid, Ciro e Ivo resolveu lançar Roberto Cláudio como candidato ao Paço Municipal, derrotando o nome do PT na disputa, o hoje deputado Elmano de Freitas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em nível estadual, a aliança se mantém firme, com um petista no comando do Palácio da Abolição: Camilo Santana. Entretanto, o acordo que garantiu a hegemonia política no Estado nos últimos 15 anos passa por um novo teste. Enquanto o PT deverá ter o ex-presidente Lula como candidato ao Palácio do Planalto, o PDT apresenta o nome do ex-ministro Ciro Gomes. Duras críticas do pedetista a Lula têm incomodado petistas no Ceará, colocando a união mais uma vez em xeque. Resistirá ela a mais uma prova de fogo? Quais os momentos mais importantes dessa aliança? É o que analisa o jornalista Érico Firmo no quadro Histórias do Poder, que integra o programa Jogo Político. Acompanhe: 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ferreira gomes pt cid gomes ciro gomes luizianne lins ceará aliança governo do estado histórias do poder jogo político

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar