CPI da Covid: governador do Amazonas não vai depor e senadores votarão requerimentos; assista

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus ao gestor que não deve comparecer. Presidente da CPI diz que irá recorrer da decisão

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid abriu sessão para votar novas convocações e requerimentos de informações nesta quinta-feira, 10. Na pauta devem entrar pedidos de novas convocações e quebras de sigilo de investigados, empresas e entidades patrocinadas por laboratórios que produzem medicamentos que não tem eficácia comprovada contra Covid-19.

Houve alteração no cronograma da comissão para esta quinta-feira. O depoimento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), estava na pauta, mas não ocorrerá porque a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu um habeas corpus a Lima por compreender que na condição de investigado ele não é obrigado a se apresentar como testemunha e correr risco de autoincriminação. O advogado do governador confirmou que ele não compareceria à comissão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), disse que a decisão do STF "frustra as expectavas do povo do Amazonas e do Brasil de saber realmente o que aconteceu na crise de oxigênio que ceifou tantas vidas no meu Estado no início do ano. Era uma chance ímpar de esclarecer fatos e expor as responsabilidades", escreveu nas redes sociais nesta manhã.

Na abertura da sessão, Aziz disse que a mesa iria recorrer da decisão por acreditar que "o governador perde uma oportunidade ímpar de esclarecer o que aconteceu no estado do Amazonas".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Wilson lima governador do amazonas brasil senado covid coronavirus cpi da pandemia vacinação requerimentos senadores

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar