PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Enquete O POVO: Você concorda com a convocação de governadores e prefeitos para a CPI da Covid?

Inicialmente, nove governadores foram convocados pela CPI; grupo de gestores estaduais apresentou ação no Supremo Tribunal Federal contra a convocação

12:38 | 01/06/2021
Brasilia em 27 de maio de 2021, Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva do diretor do Instituto Butantan. 

O Instituto Butantan foi o primeiro centro a fornecer vacina anticovid à população brasileira. O objetivo do depoimento é esclarecer todos os detalhes da atuação do instituto desde o início da pandemia. 

À bancada, em pronunciamento, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). 

Mesa: 
presidente da CPIPANDEMIA, senador Omar Aziz (PSD-AM); 
relator da CPIPANDEMIA, senador Renan Calheiros (MDB-AL). 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Brasilia em 27 de maio de 2021, Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva do diretor do Instituto Butantan. O Instituto Butantan foi o primeiro centro a fornecer vacina anticovid à população brasileira. O objetivo do depoimento é esclarecer todos os detalhes da atuação do instituto desde o início da pandemia. À bancada, em pronunciamento, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Mesa: presidente da CPIPANDEMIA, senador Omar Aziz (PSD-AM); relator da CPIPANDEMIA, senador Renan Calheiros (MDB-AL). Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Uma das pautas que tem gerado divergências na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado é a convocação de governadores, prefeitos e ex-prefeitos para depor. A investigação nos estados e municípios é uma das pautas defendidas por senadores governistas. Inicialmente, nove governadores e um ex-governador foram convocados.

A convocação gerou reação de um grupo de gestores, que apresentou ação ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra as convocações. A medida foi apresentada na última sexta, 28, dois dias após a CPI ter aprovado os requerimentos para a presença dos líderes dos Executivos estaduais.

O critério de escolha foi optar por locais onde a Polícia Federal investigou suspeitas de desvio de recursos no combate à pandemia. Governistas defendem ainda a ampliação da investigação para gestores municipais.

Sobre o tema, O POVO lança uma enquete, sem valor científico, para saber: Você concorda com a convocação de governadores e prefeitos para a CPI da Covid?

Você concorda com a convocação de governadores e prefeitos para a CPI da Covid?
Sim
Não