Ceará possui 2.256 testes de Covid-19 com vencimento até final de maio

A quantidade, enviada pelo Ministério da Saúde, corresponde ao estoque de 24 kits de testes RT-PCR armazenados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-Ce) 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) afirmou, nesta sexta-feira, 14, que o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-Ce) possui o estoque de 2.256 testes para Covid-19, correspondendo a 24 kits RT-PCR da marca Segeene com vencimento até 31 de maio, insumos enviados pelo Ministério da Saúde. A quantidade, segundo a Pasta, é o suficiente para a realização de testes no Ceará. 

Os dados foram registrados no mesmo dia em que o Ministério Público Federal (PMF) entregou à CPI da Covid-19 um documento no qual comprova que o governo federal admitiu perder 2,3 milhões de testes para detectar a Covid-19. Segundo o texto, houve ainda ameaça de incinerar o excedente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No material entregue, a União informa que possuía, no estado de São Paulo, cerca de 4,3 milhões de exames da Covid-19, sendo que 2,3 milhões destes tinham vencimento em abril. Outros 1,6 milhão de testes perdem a validade ainda neste mês, com data limite nesta sexta-feira, 14.

No documento, a pasta diz que o objetivo é distribuir os testes em tempo hábil para que não haja desperdício de recurso público. Como cada teste custou de R$ 42,30, caso o governo perca, de fato, todos os exames, o prejuízo será maior do que R$ 67,5 milhões. Segundo a Sesa, o Ceará recebeu outro lote de teste RT-PCR no mês de maio. Porém, a secretaria não soube informar as quantidades. A reportagem tentou contato com o Lacen, mas não obteve sucesso. 

Segundo a secretaria, a quantidade de testagens no Ceará permanece positiva em números. Por meio do Lacen, a Pasta informa que, em abril o estado adquiriu dois termocicladores que possibilitam a realização diária de, aproximadamente, três mil análises de RT-PCR para Covid-19. Até o mês de abril, a Sesa afirma que 414.991 análises foram feitas desde o início da pandemia com aparelhos cedidos pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

A testagem em massa foi defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medida necessária para conter a disseminação da doença desde o início da pandemia. O RT-PCR são testes moleculares que se baseiam na detecção de sequências únicas de RNA viral, com confirmação por sequenciamento de ácidos nucleicos. O método tem sido referência no Brasil para confirmar Covid-19, sendo considerado padrão ouro.

Apesar das promessas dos ministros da Saúde, o Brasil é um dos países que ainda têm uma testagem considerada baixa. Em novembro de 2020, o número de testes encalhados era ainda maior: quase 7 milhões, com validade entre dezembro e janeiro deste ano. A pedido do ministério, a Anvisa aprovou a extensão do prazo de vencimento por quatro meses, terminando entre maio e junho.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

covid testes RT-PCR saúde pandemia Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar