Câmara Municipal mantém atividades remotas durante o mês de maio

O Legislativo também definiu o retorno das audiências públicas em ambiente virtual.

Nesta terça-feira, 4, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) definiu que o formato das sessões deve permanecer apenas remoto durante todo o mês de maio. A Casa deve realizar uma sessão por semana, mas podendo chegar a duas, caso haja necessidade, nas quartas e quintas-feiras. A decisão foi tomada em reunião do Colégio de Líderes, que também determinou o retorno das audiências públicas.

Para o presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), a prática faz referência ao que foi deliberado por outras casas legislativas do Nordeste e do País, que também realizam sessões remotas. “A Mesa Diretora decidiu que no mês de maio vamos continuar fazendo nossas sessões remotas, como vinha acontecendo antes. Deveremos nos reunir no final do mês para definirmos o funcionamento no mês de junho", disse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

l LEIA MAIS l Assembleia Legislativa retoma sessões híbridas nesta quinta-feira

“Estamos vendo, graças a Deus, que as coisas estão tendo uma certa melhora. Os números estão estabilizados. Mas mesmo assim, na última semana, apesar da queda, a média móvel das confirmações diárias continua muito alta. São mil pessoas contaminadas por dia”, avaliou o presidente.

O Legislativo utiliza o sistema Plenário Virtual, em que podem ser registradas as presenças dos parlamentares e a votação das matérias em tempo real. O presidente destacou que o Departamento de Tecnologia de Informação da Casa desenvolveu ferramentas de assinatura eletrônica e digital que vão facilitar o trâmite dos projetos, inclusive os que necessitam de assinaturas coletivas.

O vereador Guilherme Sampaio (PT), 2º secretário da Mesa Diretora, avalia que a Casa tem atuado com a "cautela que o momento exige e, ao mesmo tempo, amplia a participação da população por meio das audiências públicas". Ele comemora a possibilidade de mais sessões durante a semana para que os projetos possam tramitar.

Para o 1º vice-presidente da Mesa, vereador Adail Júnior (PDT), o formato virtual garante um bom acompanhamento das sessões. “Mesmo de forma virtual, todos tem elogiado a produtividade da Câmara. A população e a imprensa reconhecem que esse formato em nada prejudicou a Casa e a aprovação de projetos que a cidade precisa”, disse.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

câmara fortaleza sessões pandemia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar