Ignorando acordo, Eduardo Girão diz que vai se candidatar a presidente da CPI da Covid

Se dizendo independente e autor do requerimento que incluiu a estados e municípios nas apurações da CPI, Girão não tem apoio dos colegas para disputar a presidência da Comissão

O senador cearense Eduardo Girão (Podemos) afirmou que pretende se candidatar ao cargo de presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura as ações do Governo Federal no combate à pandemia. Autor do requerimento que incluiu estados e municípios no curso das apurações, Girão não tem apoio dos colegas para concorrer ao posto, mas diz contar com “movimentação grande da sociedade” para a disputa.

A movimentação do senador ignora o acordo estabelecido entre os demais 10 membros titulares que compõem o colegiado e, em consenso, definiram os nomes de Omar Aziz (PSD-AM) para a presidência; Randolfe Rodrigues (Rede-AP), como vice; e Renan Calheiros (MDB-AM), como relator.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A combinação foi feita entre os membros governistas, oposicionistas e independentes para garantir que a escolha ocorresse de forma consensual no dia da eleição.

Se afirmando independente, apesar de defender várias pautas governistas, Girão ignora ainda o princípio de proporcionalidade, que garante aos partidos com maior bancada no Senado indicarem o relator e presidente da comissão. Neste caso, a nomeação fica a cargo de MDB e PSD, respectivamente.

A primeira reunião da CPI para a eleição do presidente deve acontecer nesta quinta-feira, 22. Após eleito, o presidente tem a função de nomear o relator da comissão, que produzirá o relatório final a ser encaminhado ao Ministério Público para que as medidas legais sejam tomadas.

Vislumbrando o comando do colegiado, Girão publicou um vídeo nas redes sociais prometendo indicar um relator “que investigue com independência e isenção a União assim como verbas federais enviadas a estados e municípios”. O senador, no entanto, afirma não ter nenhum nome em vista para o cargo até o momento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CPI EDUARDO GIRÃO SENADO DISPUTA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar