Cid pede que Paulo Guedes explique criação do Banco Digital, medida que pode privatizar Caixa Econômica

Em outubro do ano passado, Guedes falou para investidores sobre a possibilidade de fazer um IPO (Oferta Pública Inicial) do braço digital da Caixa Econômica Federal

O ministro da Economia Paulo Guedes poderá ter de explicar à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado os motivos que levaram o governo a decidir criar o Banco Digital da Caixa Econômica. O requerimento foi apresentado pelo senador Cid Gomes (PDT), que aponta risco de privatização do banco estatal caso a medida seja efetivada.

Em outubro do ano passado, Guedes falou para investidores sobre a possibilidade de fazer um IPO (Oferta Pública Inicial) do braço digital da Caixa Econômica Federal. “O Brasil é uma democracia digital. Na pandemia, digitalizamos 64 milhões de pessoas. Quanto vale um banco que tem 64 milhões de pessoas que foram bancarizadas pela primeira vez e serão leais pelo resto da vida? Estamos planejando um IPO deste banco digital nos próximos seis meses”, disse ele.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo Cid, iriam para as mãos da iniciativa privada "as melhores fatias de mercado da Caixa Econômica, restando-lhe as partes menos lucrativas e até deficitárias”.

O senador destacou ainda da criação do Caixa Tem, durante a pandemia, que permitiu a inclusão de milhões de brasileiros que não tinham acesso ao sistema bancário. Para Cid, essa é uma alternativa que possibilita a geração de novos negócios, ao mesmo tempo em que fortalece a CEF. “O Caixa Tem agrega valor ao conglomerado Caixa, que angaria maior fatia potencial do mercado do crédito bancário”, avaliou.

Outro ponto mencionado pelo senador é a Medida Provisória 995/2020, que, segundo ele, já abriu o caminho para a privatização da Caixa Seguridade, "uma parte altamente rentável do conglomerado Caixa, que detém fatia relevante do mercado de seguros do país". “Também já está em curso a venda de sua participação ordinária no Banco Pan, com a venda das ações ordinárias naquele banco de titularidade da Caixapar, braço de participações da Caixa Econômica Federal”, destacou.

De acordo com o senador cearense, todas essas ações são preocupantes porque enfraquecem a Caixa e estariam sendo executadas sem nenhuma discussão com a sociedade brasileira e com o Congresso. “Quais os benefícios disso tudo para a sociedade brasileira? É imprescindível que o Senado assuma sua posição de fiscalização da coisa pública, e exponha à sociedade brasileira o desmonte da Caixa”.

No documento oficial, Cid Gomes questiona ainda se já há solicitação para a criação do Banco Digital junto ao Banco Central, requisitando, inclusive, a íntegra do processo junto ao BC; se seria criado por meio de uma nova empresa; quais os benefícios esperados para a Caixa Econômica e se há tentativa de privatização ou participação do capital privado em parte do objeto social da CEF que seria apartado em novo CNPJ. O requerimento será apreciado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e, caso seja aprovado, será enviado ao Ministério da Economia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cid gomes paulo guedes privatização caixa econômica senador

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar