Pesquisa XP-Ipespe mostra Lula numericamente à frente de Bolsonaro na disputa presidencial de 2022

Pela primeira vez Lula apareceu numericamente à frente de Bolsonaro; resultado indica empate técnico

Pouco menos de um mês após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, que anulou as condenações de Lula na Lava Jato e restaurou seus direitos políticos, o ex-presidente apareceu pela primeira vez com vantagem numérica sobre Bolsonaro na pesquisa XP-Ipespe de intenção de voto.

O levantamento apontou empate técnico, com projeção de 29% de intenções para Lula contra 28% para Bolsonaro no primeiro turno das eleições. A vantagem do petista cresce ainda mais em um eventual segundo turno contra o atual presidente: são 42% de Lula contra 38% do seu principal opositor. A pesquisa mais recente foi realizado entre os dias 29 e 31 de março e contou com a realização de 1 mil entrevistas, o último balanço até então mostrava Bolsonaro à frente com 27%, contra 25% de Lula.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Considerando a margem de erro de 3,2 pontos percentuais, o empate técnico se repete nas mais recentes simulações de primeiro e segundo turno entre esses dois candidatos.

Na sequência estão Ciro Gomes e Sérgio Moro, os dois com resultado de 9% cada. Em outros cenários, ambos empatam com o presidente, Moro se iguala a Bolsonaro com 30% e Ciro, por sua vez, com 38%. Guilherme Boulos (PSOL) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aparecem com 1% das intenções de voto cada.

Os resultados são de um cenário estimulado, ou seja, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados ao eleitor. A simulação espontânea do mesmo levantamento, que não sugeriu nomes, apontou intenção em Lula de 21% e de Bolsonaro em 24%, nesse cenário também permanece o empate técnico.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pesquisa lula bolsonaro presidência

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar