Municípios cearenses questionam retenção de imunizantes; Sesa mantém posição

Prefeituras alegam ter registrado devidamente os dados e atingido a meta mínima de 85% de vacinação. Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), há expectativa que grande parte das regiões cumpram o estipulado na segunda-feira, 5.

Municípios cearenses decidiram responder à decisão do Tribunal Regional Federal (TRF-5) que resultou na retenção das doses de vacina contra a Covid-19 para as as regiões que não atingirem a meta de 85% de vacinação na primeira fase. A decisão, anunciada pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) na quinta-feira, 1º, também é questionada por instituições. Neste domingo, a pasta reafirmou que manterá a retenção, em cumprimento a uma decisão judicial. 

Nas redes sociais, a Prefeitura de Amontada falou sobre o caso. Em publicação, a gestão defende que o sistema de registros das vacinas aplicadas contabilizam os dados até as 12h. “A equipe dos postos de vacinação das localidades chegaram ontem, 1º de abril, a sede após o horário limite do sistema, não podendo mais registrar para a data”, explica a nota.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Prefeitura de Amontada, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem esclarecer sobre a distribuição de doses que foi...

Segundo o texto, os dados do município foram contabilizados na sexta-feira, 2, tendo a cidade já atingindo a meta. “Continuaremos cumprindo o que é mais importante no momento, vacinar a população e salvar vidas”, diz a nota. Segundo informações do último Vacinômetro, atualizado na sexta, a cidade aplicou 83% de vacinas da primeira dose em sua população, ainda não possuindo a porcentagem mínima.

Já o município de Jijoca de Jericoacoara cumpriu o estipulado, tendo alcançado 100,74% de imunizações na última sexta. Em nota pública, a prefeitura avaliou que “possíveis oscilações do sistema” ocasionaram o envio dos registros na quinta-feira, 1. Através da Secretaria Municipal de Saúde, o texto também informa que já foi dado o início da vacinação da 2ª fase com idosos acima de 65 anos.

Outros municípios inseridos da lista das 37 cidades com doses retidas também se manifestaram nas redes sociais com as mesmas justificativas. Entre eles, estão Coreaú, Barro, Santana do Acaraú, Juazeiro do Norte, Araripe, Maracanaú, Massapê, Catunda, Uruoca e Caucaia.

*Juazeiro do Norte recebeu 10.640 novas doses da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira, 02* O Município de...

Publicado por Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte em Sexta-feira, 2 de abril de 2021

Nota de esclarecimento! #AdministraçãoAoLadoDoPovo #PrefeitoCiceroDeDeus #ViceDrJoseOrlando

Publicado por Prefeitura Municipal de Araripe em Sexta-feira, 2 de abril de 2021

A Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú, por meio da Secretaria Municipal de Santana do Acaraú, informa que após...

Publicado por Prefeitura de Santana do Acaraú em Sexta-feira, 2 de abril de 2021

Em nota, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE) avaliou a retenção dos imunizantes como “uma ação arbitrária”, visto que a meta informada pela Sesa não foi pactuada com os municípios, nem mesmo a penalização diante do seu descumprimento. No documento, a instituição defende que problemas nos servidores e falta de revisão da situação do quantitativo de pessoas em cada municípios são fatores que podem retardar o envio de informações.

Em resposta ao Cosems, a Sesa informou que a meta estipulada não se trata de meta populacional, e sim do desempenho e velocidade em relação a entrega e a aplicação. O órgão afirma que os dados nominais e individualizados devem ser obrigatoriamente registrados no novo SIPNI – módulo Covid-19 (para estabelecimentos com Internet). Em casos de falta de acesso a internet, a pasta alega disponibilizar o eSUS – Coleta de Dados Simplificada (CDS).

Segundo assessoria de imprensa, com muitos dos municípios da lista já ultrapassando a meta de 85% na última sexta, a expectativa é que várias cidades com as doses retidas já cumpram o estipulado nesta segunda-feira, 4, com a divulgação do próximo Vacinômetro. Contudo, ainda não há confirmação se as localidades serão contempladas com a próxima remessa de vacinas que deve chegar no Ceará.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina coronavírus covid-19 municípios ceará sesa TRF5 vacinômetro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar