Ministério Público deflagra operação para apurar desvio de recursos e utilização de "laranjas" em contratos da Prefeitura de Varjota

Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão contra empresários, engenheiro e agentes públicos investigados por crimes de fraude em licitações, peculato, falsidade ideológica e associação criminosa

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 25, a “Operação Parlador”, que investiga fraude e utilização de laranjas em contratos de coleta de lixo na Prefeitura de Varjota. Segundo o órgão, a Operação cumpre mandados nas cidades de Fortaleza, Varjota, Tamboril, Ibicuitinga e Nova Russas.

Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão contra empresários, engenheiro e agentes públicos investigados por crimes de fraude em licitações, peculato, falsidade ideológica e associação criminosa. O MPCE informou ainda que a Justiça determinou o afastamento de três agentes públicos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O grupo é suspeito de constituir empresa em nome de um laranja para direcionar licitação de coleta de lixo na cidade de Varjota e superfaturar os pagamentos.

“A investigação constatou que um dos suspeitos, que trabalha como vigilante, teria faturado mais de R$ 10 milhões em contratos do Município entre 2016 e 2020, não tendo demonstrado capacidade financeira compatível com o recebimento dos recursos”, destaca o MPCE em nota.

Um segundo investigado foi assassinado em 2020, em circunstâncias que estão sendo apuradas pela Polícia Civil. O MPCE ressaltou que a apuração segue e que outras fases da operação podem ser deflagradas.

O POVO Online tentou contatar a Prefeitura de Varjota, por meio de telefones disponibilizados no site do órgão, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

MPCE varjota ceará brasil laranjas prefeitura de varjota

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar