Saúde, Educação e Segurança são destaques de Camilo Santana na gestão do Ceará em 2020

Em prestação de contas, o governador lembrou feitos nas áreas, destacando a construção de equipamentos, criação de plataformas e investimento financeiro

Nesta segunda-feira, 01, o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, apresentou a Mensagem Governamental 2020, que contou com a prestação de contas dos principais feitos realizados no ano passado pela gestão do Estado. O momento aconteceu na Assembleia Legislativa do Ceará, onde o governador também apresentou projetos que continuarão em 2021.

Foram ressaltadas ações na área da Saúde, onde, de acordo com o governador, os "investimentos foram multiplicados”. Recursos de acesso à informação e atendimento, como o Integrasus, Plantão Coronavírus e Telessaúde, também foram lembrados. “Por iniciativas como essas, fomos considerados exemplos de gestão de dados e recursos pela Open Knowledge Brasil (OKBR)”, lembrou Camilo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O gestor também falou sobre os dois hospitais da rede particular que foram adquiridos pelo Estado: o Hospital Leonardo da Vinci e o Hospital Geral de Crateús. Terá continuidade este ano a construção do Hospital Universitário da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que será o maior da rede pública estadual. “As obras desta importante unidade já começaram”, frisou.

Além de ações na linha de frente do combate ao novo coronavírus, o governador também lembrou medidas de suporte econômico e social para os cearenses durante a pandemia, como o pagamento da conta de luz de mais de 514 mil famílias, vale gás social para mais de 246 mil famílias em situação de vulnerabilidade social o e pagamento da conta de água e esgoto de 377 mil famílias. “Uma das primeiras medidas que tomamos foi reunir todas as indústrias, (...) todas as semanas dessa pandemia, esse grupo se reuniu para ouvir informações importantes de cada segmento”, acrescentou, lembrando o comitê que reúne mais de 30 instituições.

Na Educação, R$50 milhões foram investidos, segundo Camilo. Dentre os gastos, os 347 mil chips para acesso às aulas remotas via internet. O Governo do Estado, em 2021, também irá adquirir 120 mil tablets para facilitar esse acesso. “Mesmo durante a grave crise da pandemia, temos boas notícias para nossa Educação (...), lideramos a nação no ranking do Ideb (Índice de desenvolvimento da Educação Básica) para os anos finais do ensino fundamental (...). Das 100 melhores escolas públicas, 73 estão no Ceará”.

Um ano após o motim dos polícias militares, que marcou o início de 2020, Camilo Santana também ressaltou os investimentos relacionados à Segurança. “Seguimos investindo na infraestrutura e no reconhecimento dos nossos profissionais da Segurança (...). Novas bases do Raio foram entregues, Batalhão de Bombeiros e delegacia, assim como viaturas”, afirmou o gestor. O governador também contou que irá “reforçar nossas corporações com novos concursos públicos, com 3.128 vagas”.

Sobre os investimentos feitos, Camilo justificou: “Para manter os investimentos e a sustentabilidade financeira, o Estado se vale da austeridade econômica e fiscal. Trabalhamos para qualificar a aplicação de novos recursos. Estamos entre os que mais investem no Brasil, em relação a nossa receita (...). Pretendemos continuar como um dos que mais investem, mesmo com a pandemia. (...). O papel de investir é que movimenta a economia, gera emprego, (...) e movimenta a economia do Estado”.

Leia Mais - Camilo Santana sobre rumores de saída do PT: "Pura especulação"


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ceará Camilo Santana Camilo Santana Ceará Camilo Santana 2020

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar