Participamos do

Mais de 265 mil eleitores que não fizeram biometria voltam a ter título cancelado

O prazo para regularizar e fazer outros serviços como transferência de local deve começar a partir de 9 dezembro
12:25 | Dez. 01, 2020
Autor Júlia Duarte
Foto do autor
Júlia Duarte Estagiária
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Durante as eleições, muitos eleitores comentaram sobre as longas filas que tiveram que enfrentar para fazer a biometria, sob o risco de ter o título cancelado. Com a pandemia, o sistema não foi utilizado e os eleitores que não realizaram o procedimento puderam votar. Entretanto, com o fim do pleito eleitoral, títulos sem a biometria voltam a ser cancelados e é preciso regularizar a situação. Em Fortaleza, 265.291 eleitores ainda não cadastraram sua biometria, segundo o Tribunal Regional Eleitoral. 

O prazo para regularizações deve começar a partir de 9 dezembro. "Esse título volta a ser cancelado, isso era apenas para a eleição, e esses eleitores agora precisam regularizar", disse em coletiva realizada nesta terça-feira, 1º, Edna Saboia, coordenadora de eleições do TRE. Ela explica que ainda é esperada a definição do Tribunal Superior Eleitoral sobre como vai funcionar. Mas de acordo com ela, é quase certo que a regularização seja feita por meio digital. Já a coleta da biometria, deve acontecer apenas com o fim da pandemia.

LEIA MAIS: Saiba como evitar cancelamento do seu título de eleitor e regularizar situação eleitoral

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

+Resultado das Eleições 2020 no Ceará: com fim do 2º turno, veja lista com todos os prefeitos eleitos

Outro ponto que é preciso ficar atento é sobre a regularização do título para quem não votou em algum ou nos dois turno. Segundo o TRE, mais de 27 mil cearenses conseguiram justificar o voto pelo e-Título no dia da eleição. No Brasil, quase 800 mil pessoas também utilizaram o sistema. Mas agora é preciso comprovar a ausência.

Quem não votou no primeiro turno deve justificar ate 14 de janeiro e, quem não votou no segundo, tem até 28 de janeiro. A ferramenta ainda está disponível para quem não registrou a falta antes da votação no 2º turno, devendo fazer a justificativa em até 60 dias após a votação, mediante à apresentação de documentos que apontem o motivo da ausência.

O processo pode ser igualmente realizado pelo Sistema Justifica, também on-line. Ou mesmo pelo formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, a ser preenchido e entregue em qualquer zona eleitoral ou enviado via postal ao juiz eleitoral da zona em que é inscrito, acompanhado da documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento.

LEIA MAIS| TSE: 604.098 mil justificaram ausência via e-Título

Sem a justificativa no prazo, o primeiro passo para regularizar o título é o pagamento de multa no valor de R$ 3,51 por turno de votação que tenha faltado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o passo a passo para a quitação de multas eleitorais em seu portal. O boleto da multa pode ser emitido de forma online. Com o título cancelado, o eleitor não poderá, além de votar, ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.

Abstenções

 

O pleito eleitoral 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções. Mais de 1 milhão de pessoas não votaram no Ceará, cerca de 16,93% das abstenções do primeiro turno. Houve um aumento também no segundo turno, alcançando 22% do eleitorado. Há quatro anos, essa taxa foi de 18,6% para o 2º turno. Mesmo assim, o valor, no primeiro turno, ficou entre os três menores do País.

O 2º turno nas 57 cidades brasileiras no último domingo teve abstenção de 29,5%, o equivalente a 11,1 milhões de pessoas deixando de votar. Nas eleições de 2018, 2016 e 2014, o índice de eleitores faltosos ficou em torno de 21%.

Com informações de Rose Serafim

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar