Participamos do

Jogo Político: O que os Ferreira Gomes perdem ganhando e o que a oposição ganha perdendo

Episódio #110 analisa os resultados do 2º turno em Caucaia, Fortaleza e faz balanço geral das eleições no Ceará e no Brasil
11:28 | Dez. 01, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Analise

Episódio especial do Jogo Político, número 110, faz o balanço das eleições 2020 em Fortaleza, Caucaia e também discute o cenário nacional, por Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e o apanhado geral pelo Brasil.

Ouça o Jogo Político:

José Sarto (PDT) venceu em Fortaleza, mas a vitória apertada é diferente do que seria uma vantagem folgada. Politicamente ele não sai com a mesma força e o grupo tem muitas lições a tirar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já a oposição, apesar da derrota, se fortalece. Sobretudo porque Vitor Valim (PSD) venceu em Caucaia, depois do flagrante do irmão do prefeito e alguns dos principais secretários com pilhas de dinheiro escondidas.

LEIA TAMBÉM | As lições que a vitória deixa

A oposição conquistou a segunda maior cidade do Estado, a terceira (Juazeiro do Norte) e a quarta (Maracanaú), além do ótimo desempenho em Fortaleza. Forma uma trincheira poderosa, ao mesmo tempo em que também será vidraça, tendo cidades complicadas e complexas a administrar, sobretudo Caucaia e Juazeiro, sempre turbulentas politicamente.

O que os resultados indicam para a disputa de poder estadual? A oposição será mais competitiva em 2022? O projeto de poder dos Ferreira Gomes está perto da saturação?

O que o cenário nacional aponta? Quem sai fortalecido? Qual a perspectiva da esquerda?

Participam do Jogo Político #110 a editora, coordenadora e colunista do O POVO, Tânia Alves, o editor de Política e colunista Guálter George, o repórter e colunista Carlos Mazza, o repórter e cronista Henrique Araújo e o editor e colunista Érico Firmo.

O especial encerra o ciclo do Jogo Político nas eleições 2020. A partir do próximo episódio, o podcast discute a formação dos novos governos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar