PUBLICIDADE
Política
Analise

Jogo Político: O que os Ferreira Gomes perdem ganhando e o que a oposição ganha perdendo

Episódio #110 analisa os resultados do 2º turno em Caucaia, Fortaleza e faz balanço geral das eleições no Ceará e no Brasil

11:28 | 01/12/2020
Jogo Político é o podcast semanal de política do O POVO (Foto: JOGO POLÍTICO)
Jogo Político é o podcast semanal de política do O POVO (Foto: JOGO POLÍTICO)

Episódio especial do Jogo Político, número 110, faz o balanço das eleições 2020 em Fortaleza, Caucaia e também discute o cenário nacional, por Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e o apanhado geral pelo Brasil.

Ouça o Jogo Político:

José Sarto (PDT) venceu em Fortaleza, mas a vitória apertada é diferente do que seria uma vantagem folgada. Politicamente ele não sai com a mesma força e o grupo tem muitas lições a tirar.

Já a oposição, apesar da derrota, se fortalece. Sobretudo porque Vitor Valim (PSD) venceu em Caucaia, depois do flagrante do irmão do prefeito e alguns dos principais secretários com pilhas de dinheiro escondidas.

LEIA TAMBÉM | As lições que a vitória deixa

A oposição conquistou a segunda maior cidade do Estado, a terceira (Juazeiro do Norte) e a quarta (Maracanaú), além do ótimo desempenho em Fortaleza. Forma uma trincheira poderosa, ao mesmo tempo em que também será vidraça, tendo cidades complicadas e complexas a administrar, sobretudo Caucaia e Juazeiro, sempre turbulentas politicamente.

O que os resultados indicam para a disputa de poder estadual? A oposição será mais competitiva em 2022? O projeto de poder dos Ferreira Gomes está perto da saturação?

O que o cenário nacional aponta? Quem sai fortalecido? Qual a perspectiva da esquerda?

Participam do Jogo Político #110 a editora, coordenadora e colunista do O POVO, Tânia Alves, o editor de Política e colunista Guálter George, o repórter e colunista Carlos Mazza, o repórter e cronista Henrique Araújo e o editor e colunista Érico Firmo.

O especial encerra o ciclo do Jogo Político nas eleições 2020. A partir do próximo episódio, o podcast discute a formação dos novos governos.