Participamos do

Com Biden, mulheres e minorias são convocadas para impulsionar economia americana

Depois de fazer história ao escolher Kamala Harris, Biden nomeou quatro mulheres de diferentes origens para cargos importantes em sua equipe econômica
08:25 | Dez. 01, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, selecionou Janet Yellen, ex-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), para comandar o Tesouro e anunciou uma equipe econômica com a qual busca romper as barreiras raciais e de gênero e superar a crise decorrente da pandemia.

 

Depois de fazer história ao escolher Kamala Harris, a primeira mulher e primeira pessoa de ascendência afro-americana e sul-asiática a ganhar a vice-presidência, Biden nomeou quatro mulheres de diferentes origens para cargos importantes em sua equipe econômica, assim como o primeiro subsecretário negro do Tesouro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Nesta terça-feira, Biden e Harris devem apresentar publicamente os selecionados.

 

"Esta é a equipe que nos ajudará a reconstruir nossa economia melhor do que nunca", disse Biden em um comunicado divulgado na segunda-feira.

 

A posse do democrata está prevista para 20 de janeiro.

 

Os Estados Unidos, país do mundo com mais mortes por covid-19, enfrentam um desemprego de 6,9%, o dobro do que era antes da pandemia. O crescimento registrado no terceiro trimestre segue abaixo de 2,9%, na comparação com o mesmo período de 2019.

 

O Senado deve aprovar a nomeação de Yellen, mesmo que os republicanos mantenham a maioria na Câmara alta após as duas eleições parciais que serão realizadas em janeiro no estado da Geórgia.

 

O presidente do Comitê de Finanças do Senado, o republicano Chuck Grassley, disse à imprensa que Yellen deve receber "uma opinião favorável".

 

Se o prognóstico for concretizado, Yellen se tornará, aos 74 anos, a primeira mulher a chefiar o Tesouro americano - equivalente ao Ministério da Economia -, depois de ser a primeira mulher a presidir o poderoso Fed, entre 2014 e 2018.

 

"Estamos enfrentando grandes desafios como país no momento", disse Yellen no Twitter após ter sua nomeação revelada.

 

Uma prioridade absoluta para ela será obter a aprovação no Congresso de um novo plano de ajuda para os mais atingidos pela pandemia, quando expirar o enorme pacote de estímulo econômico aprovado em março.

 

A tarefa não será fácil, pois ainda não se sabe se os democratas manterão o controle do Senado em janeiro, ao contrário do que aconteceu quando Barack Obama assumiu o cargo em 2009 em meio à crise financeira.

 

"Para que possamos nos recuperar, devemos restaurar o sonho americano, uma sociedade onde cada pessoa pode realizar seu potencial e sonhar ainda maior para seus filhos", tuitou Yellen.

 

Também na segunda-feira, Biden anunciou a nomeação de Wally Adeyemo como subsecretário do Tesouro. Advogado nascido na Nigéria, ele é ex-vice-conselheiro de Segurança Nacional e atual presidente da Fundação Obama.

 

Além de Yellen, outras três mulheres foram indicadas para altos cargos econômicos.

 

Neera Tanden, presidente do "think tank" Center for American Progress, será nomeada para chefiar o Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca, tornando-se a primeira sul-asiática e americana a ser escolhida para o cargo.

 

Embora Biden tenha elogiado a trajetória de Tanden, ex-assessora de Hillary Clinton durante a campanha de 2016, a indicação, que não tem o apoio unânime dos democratas mais progressistas, pode ser bloqueada no Senado, em um momento em que os republicanos já se manifestam contrários.

 

A afro-americana Cecilia Rouse, reitora da Escola de Assuntos Públicos e Internacionais da Universidade de Princeton, foi nomeada para presidir o Conselho de Consultores Econômicos do Presidente (CEA).

 

Heather Boushey, descrita como uma "economista eminente" especialista em desigualdade e atualmente presidente do Washington Center for Equitable Growth, também assumirá um cargo no CEA, juntamente com Jared Bernstein, um amigo de Biden que foi seu conselheiro quando o presidente eleito era vice-presidente de Obama.

 

Vários cargos importantes na formulação de políticas econômicas, como o Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) e o secretário de Comércio, ainda não foram anunciados.

 

Essas nomeações são aguardadas com ansiedade no exterior, já que o governo Donald Trump travou uma guerra comercial com a China e abalou as relações comerciais com os principais aliados dos Estados Unidos.

 

Biden disse que sua equipe econômica representa a diversidade da América.

 

"É composta por funcionários públicos comprovados, respeitados e inovadores que ajudarão as comunidades mais afetadas pela covid-19 e abordarão as desigualdades estruturais em nossa economia", garantiu Biden.

 

Na segunda-feira, os estados cruciais de Arizona e Wisconsin certificaram oficialmente a vitória de Biden na eleição presidencial, cimentando ainda mais sua vitória e a derrota de Trump, que buscava o segundo mandato e ainda não admitiu o triunfo do democrata.

 


 

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar