Participamos do

Eleições 2020: 120 urnas com problemas técnicos foram trocadas no Ceará

No Estado, 163 urnas, no total, apresentaram problemas, conforme boletim do órgão, às 18h. Até o boletim mais recente, somente um crime eleitoral foi registrado
11:04 | Nov. 15, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 18h12min

De acordo com o levantamento mais recente realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), às 18 horas deste domingo, 15, 163 urnas apresentaram problemas no Ceará, 49 delas em Fortaleza. Ao todo, 120 urnas precisaram ser substituídas no Estado. Conforme o órgão, o principal motivo de troca está relacionado a problemas com a impressora do dispositivo. Oito crimes eleitorais foram registrados nos cartórios: compra de votos, boca de urna, divulgação de propaganda e transporte ilegal. Seis prisões foram realizadas.

"A urna sofre um deslocamento até chegar ao local de votação. No sábado, nós fazemos um teste de véspera, mas ainda assim pode acontecer dela ter problemas de descolamento da impressora. Mas, a troca é muito fácil, temos mais 2.000 urnas reservas em todo o Estado justamente para trocar, caso seja necessário", afirma Edna Saboia, coordenadora de eleições do TRE-CE.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No dia das eleições, antes do início das votações, é realizada a impressão da zerésima, documento que comprova que cada urna usada no pleito tem zero voto, além de contar com registro de todos os candidatos em disputa. Caso o dispositivo eleitoral não imprima o comprovante, é imediatamente trocado por outro aparelho. De acordo com Edna Saboia, o balanço é positivo até o momento.

"O balanço está muito positivo. Nós fizemos um número bem pequeno de trocas até o momento. Até porque a prioridade é a instalação das seções: funcionamento com os mesários, urnas em bom funcionamento, organização dos locais de votação no contexto da biometria, fluxo de votação. Esse número já era esperado, o funcionamento das urnas está muito positivo", explicou a coordenadora de eleições do TRE-CE.

O Ceará conta, ao todo, com 18.773 urnas que devem atender a até 6.567.760 votantes. Caso necessário, o Estado dispõe de 2.229 urnas de contigência para repor aparelhos com defeito. Até agora, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em levantamento às 13h14 do domingo, 15, o percentual de substituição foi de 0,22%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar