PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Eleições 2020: crime eleitoral de compra de votos é registrado em Crateús

Homem foi autuado pelo crime eleitoral de compra de votos em Crateús; PF, município localizado a 353 km de Fortaleza; no Ceará, 21 pessoas já foram autuadas durante a Operação Eleições 2020 da Polícia Federal

16:58 | 15/11/2020
Pesquisas boca de urna serão divulgadas pelo Ibope em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
Pesquisas boca de urna serão divulgadas pelo Ibope em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

Um homem foi autuado por compra de votos em Crateús, município localizado a 353 Km de Fortaleza. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o homem não era candidato e foi flagrado na 20ª Zona Eleitoral do município. O caso é o 1° crime eleitoral por compra de votos registrado no Ceará neste domingo, 15, dia de votação do primeiro turno das Eleições 2020.

No Ceará, 21 pessoas já foram autuadas por crimes eleitorais neste ano, de acordo com o último balanço neste domingo, 15, divulgado pela Operação Eleições 2020 da Polícia Federal. Do total, seis suspeitos permanecem presos, cinco por compra de voto e um por transporte irregular de eleitores.

>> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO

MAIS SOBRE ELEIÇÕES 

Eleições 2020: entenda o que é um empate técnico nas pesquisas

Entenda o que são margem de erro e intervalo de confiança nas pesquisas

Saiba como justificar ausência pelo aplicativo de celular E-Título


ELEIÇÕES 2020: 
A candidatura de vereadores

Além de candidatos ao Paço Municipal, são cerca de 1,3 mil candidatos ao posto de vereador ou vereadora em Fortaleza. No Ceará, o número se aproxima de quase 16 mil concorrentes. Mas o que de fato um vereador pode ou não prometer?


Diante da pandemia do novo coronavírus, o processo eleitoral no Ceará passou por algumas mudanças de horário e de protocolos sanitários. Além disso, em virtude do novo vírus, o candidato eleitoral de 2020 precisou ser alterado ainda em julho, por conta da crise gerada pela Covid-19.

Apesar das alterações, todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar. O voto é facultativo para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos. Aqueles que não compareceram às urnas neste domingo devem justificar a ausência dentro do prazo estimado pela Justiça eleitoral, caso contrário ficará impossibilitado de emitir passaporte e carteira de identidade entre outras coisas. 

LEIA MAIS | O que acontece se o eleitor não votar? Saiba como justificar ausência

SAIBA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES 2020

>> Auxílio emergencial: Ceará tem 166 candidatos com patrimônio acima de R$300 mil na lista de beneficiários

>> Confira os resultados de todas as pesquisas para prefeito de Fortaleza

>> Descubra quem é favorito nas maiores cidades do Ceará e em capitais pelo Brasil

>
> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO