PUBLICIDADE
Política
Noticia

Eleições 2020 em Manaus: Quem lidera as pesquisas de opinião?

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (28), em Manaus, aponta empate técnico entre o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante)

22:59 | 28/10/2020
A regra para ambos os casos vale até 48 horas antes depois do término do primeiro turno (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
A regra para ambos os casos vale até 48 horas antes depois do término do primeiro turno (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

Eleitores de Manaus  escolherão nos próximos dias 15 e 29 de novembro quem sucederá o prefeito Artur Virgílio Neto (PSDB).

A disputa pela Prefeitura de Manaus envolve dois ex-governadores do Amazonas. De um lado, Amazonino Mendes (Podemos), que também já foi prefeito de Manaus. De outro, David Almeida (Avante), que governou o Estado, de forma interina. Almeida era presidente da Assembleia Legislativa, quando houve a cassação do então governador José Melo de Oliveira. Ambos estão tecnicamente empatados de acordo com a nova rodada da pesquisa Ibope

Quanto mais próximo fica o dia da eleição, mais pesquisas de opinião tentam prever ânimos das urnas perguntando aos eleitores em quem eles pretendem votar na disputa.

O POVO irá manter atualizações periódicas sobre o prognóstico da disputa a cada nova pesquisa eleitoral divulgada, onde o leitor poderá acompanhar a evolução da disputa e quais os cenários mais prováveis de seu resultado.

Amazonino e David Almeida no limite do empate técnico

Na mais recente pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira (28), Amazonino está com 24% enquanto David Almeida registrou 16%. Como a margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos, os dois candidatos estão no limite do empate técnico. A situação, no entanto, é considerada estatisticamente improvável.

Comparando com a pesquisa anterior, Mendes oscilou negativamente um ponto, enquanto Almeida oscilou positivamente três. Também há situação de empate técnico entre o candidato do Avante e Ricardo Nicolau (PSD), que passou de 11% para 13%. Já Capitão Alberto Neto (Republicanos) passou de 7% para 9%; e Zé Riardo (PT), de 10% para 8%.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Pesquisa aponta rejeição 

A pesquisa Ibope também avaliou a rejeição dos candiatos, quando o eleitor diz que não votaria nele em hipótese nenhuma. Eis os resultados:

Alfredo Nascimento (PL): 36%

Amazonino Mendes (Podemos): 34%

Zé Ricardo (PT): 24%

Capitão ALberto Neto (Republicanos): 20%

Chico Preto (DC): 20%

David Almeida (Avante): 18%

Coronel Menezes (Patriota): 16%

Ricardo Nicolau (PSD): 15%

Marcelo Amil (PCdoB): 14%

Romero Reis (NOVO): 13%

Gilberto Vasconcelos (PSTU): 10%