Participamos do

Eleições 2020 em Belém: Quem lidera as pesquisas de opinião?

Edmilson Rodrigues (PSol) lidera as pesquisas para prefeito de Belém. Ele é seguido por Priante (MDB), que está em empate técnico com Thiago Araújo (Cidadania), Delegado Federal Eguchi (Patriota) e Vavá Martins (Republicanos)
19:31 | Out. 26, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Eleitores de Belém escolherão nos próximos dias 15 e 29 de novembro quem sucederá o prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB).

A união dos partidos de esquerda em Belém pode levar o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSol) de volta à Prefeitura de Belém, de onde foi prefeito entre 1997 e 2004. Rodrigues conseguiu reunir em torno do PSol, PT, PCdoB, PDT, Rede e UP, partidos que tem se mostrado divididos em boa parte das capitais.

O deputado federal disputará contra José Priante (MDB), primo do governador Hélder Barbalho (MDB), e Thiago Araújo (Cidadania), candidato do prefeito Zenaldo Coutinho. Também estão na disputa o Delegado federal Eguchi (Patriota), que tenta capitalizar o voto bolsonarista, e Vavá Martins (Republicanos). 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quanto mais próximo fica o dia da eleição, mais pesquisas de opinião tentam prever ânimos das urnas perguntando aos eleitores em quem eles pretendem votar na disputa.

O POVO irá manter atualizações periódicas sobre o prognóstico da disputa a cada nova pesquisa eleitoral divulgada, onde o leitor poderá acompanhar a evolução da disputa e quais os cenários mais prováveis de seu resultado.

Edmilson com larga vantagem 

Na mais recentes pesquisa Ibope, realizada entre 21 e 23 de outubro, o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSol) lidera com bastante folga as intenções de voto, com 38% das intenções de voto. Priante conseguiu atingir 15%, cinco pontos percentuais a mais do que na pesquisa anterior do Ibope, de 3 de outubro.

Empate técnico embola a segunda posição

Nessa última pesquisa, Priante aparece em empate técnico com um bloco de candidatos. Thiago Araújo passou de 4% para 8%. Como a margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. A mesma situação também ocorre, no limite da marem de erro, com os candidatos Delegado Federal Eguchi e Vavá Martins.

Veja os resultados

Edmilson Rodrigues (PSol): 38%

Priante (MDB): 15%

Thiago Araújo (Cidadania): 8%

Delegado Federal Eguchi (Patriota): 7%

Vavá Martins (Republicanos): 7%

Cássio Andrade (PSB): 4%

Gustavo Sefer (PSD): 3%

Mário Couto (PRTB): 1%

Guilherme Lessa (PTC): 1%

Dr. Jerônimo (PMB): 0%

Cléber Rabelo (PSTU): 0%

Jair Lopes (PSTU): 0%

Nulo/Branco: 10%

Não sabe: 5%

A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o nº PA 04432/2020. Foram entrevistadas 602 pessoas entre os dias 21 e 23 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais. O nível de confiança estimado é de 95%. A pesquisa foi contratada pela TV Liberal.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar