PUBLICIDADE
Política
Noticia

Oposição aos Ferreira Gomes busca avançar na Grande Fortaleza - Jogo Político #99

Personagens como Acilon Gonçalves e Roberto Pessoa buscam consolidar e ampliar o poder metropolitano

18:20 | 23/09/2020
Caucaia, segundo maior município do Ceará e o único além de Fortaleza que pode ter segundo turno (Foto: Fabio Lima)
Caucaia, segundo maior município do Ceará e o único além de Fortaleza que pode ter segundo turno (Foto: Fabio Lima)

A Região Metropolitana de Fortaleza reserva algumas das disputas que mais prometem das eleições 2020 no Ceará. A oposição se organiza para avançar com força em alguns dos maiores municípios. Em Caucaia, a base governista se divide enquanto o Pros tenta conquistar a Prefeitura com Vitor Valim, deputado e apresentador. Em Maracanaú, a oposição tenta manter o poder, com Roberto Pessoa (PSDB), ao passo que o líder do governador Camilo Santana (PT), deputado Júlio César Filho (CID), o Julinho, tenta restabelecer um domínio familiar. As disputas são influenciadas e influenciam a campanha em Fortaleza, onde Capitão Wagner (Pros) tenta tomar o poder do grupo Ferreira Gomes. Além da Capital, estão em jogo a prefeitura do segundo maior município, Caucaia, e do segundo maior PIB, Maracanaú.

Além disso, a Grande Fortaleza assiste à tentativa de avanço de outro ator político, o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves (PL), que tenta não apenas se reeleger como estender sua influência para outros municípios, onde lançou aliados e até o próprio filho, Bruno Gonçalves (PL), que se lançou em Aquiraz, ao mesmo tempo em que se envolve em controvérsia relacionada ao áudio no qual oferece dinheiro para candidato a vereador mudar de partido.

Ouça a análise no podcast Jogo Político:

O episódio 99 do Jogo Político discute a disputa por algumas das maiores prefeituras da Região Metropolitana de Fortaleza. Analistas de política do O POVO analisam as eleições em Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Horizonte, Maranguape e Pacatuba.

Qual a influência das eleições na Região Metropolitana de Fortaleza sobre a Capital? E como a eleição em Fortaleza afeta os municípios vizinhos? Esse é outro ponto do debate.

Participam do Jogo Político #99 os jornalistas Guálter George, editor de Política e colunista; Carlos Mazza, repórter e colunista; e Érico Firmo, editor e colunista.