Participamos do

Eleições Quixadá: liminar determina que militante de Ilário Marques retire conteúdo nas redes sociais por disseminação de fake news

Nas publicações, o militante Tiago Willian Menezes acusa Ricardo Silveira, candidato à Prefeitura, de estar acometido de Covid-19 e de "passar de casa em casa" afim de transmitir a doença.

A comissão provisória do Partido Social Democrático (PSD) em Quixadá, no Sertão Central, junto ao candidato à Prefeitura pelo partido, o médico Ricardo Silveira, conseguiram nessa segunda-feira, 21, uma liminar na Justiça que determina a retirada, em até 24h, de conteúdos do Instagram e Facebook do militante de Ilário Marques (PT), também prefeiturável na cidade, por disseminação de fake news.

Ouça o podcast Jogo Político:

Nas publicações, o militante Tiago Willian Menezes acusa Ricardo de estar acometido de Covid-19 e de "passar de casa em casa" afim de transmitir a doença. A limitar proibiu Tiago de publicar qualquer conteúdo, seja escrito ou audiovisual, que faça menção expressa, tácita ou subliminar ao candidato do PSD, imputando fatos que ofendam a sua honra ou a imagem, sob pena de multa pessoal no valor de R$ 10 mil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O conteúdo, considerado "equivocado e duvidoso" pelos autores da liminar, sugere que Ricardo estaria levando "a morte consigo", pois "deve tá cheio de covid". "Um verdadeiro pilantra, irresponsável e ato de desrespeito com as famílias de Quixadá", alega publicação no Facebook.

A assessoria jurídica de Ricardo afirmou repudiar as alegações e afirma que reuniu os resultados negativos do exame de Covid-19, confirmando a prática de fake news. "Nesta era digital, em um lapso de tempo uma mentira disseminada nas redes sociais pode fulminar a honra de quem quer que seja, por isso, para preservar a lisura do pleito eleitoral, devem sempre ser denunciadas à Justiça Eleitoral" afirma a assessoria em nota.

Até o fechamento nessa matéria, os conteúdos não tinham sido apagados. A reportagem ainda não conseguiu contato com Ilário para comentários sobre o caso.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar