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Sarto visita instalações da AL e avalia condições para retomada de atividades presenciais

Retorno das atividades presenciais está programado para acontecer na próxima quinta-feira, dia 23

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), esteve no Parlamento nesta segunda-feira, 20, para conferir a adoção das medidas sanitárias planejadas para a retomada das atividades presenciais. Ele também fez exame de PCR, teste biológico para detecção de Covid-19, etapa que deputados e servidores estão cumprindo para a realização de sessão plenária nesta quinta-feira, 23.

Segundo o presidente, a visita foi de “cautelosa averiguação” junto às autoridades de Saúde do Estado e do Município sobre medidas que pudessem ser tomadas pela Assembleia para prevenir contágios. “Estudamos passo a passo as medidas de segurança que são fundamentais para garantir a saúde de todos os deputados, servidores e imprensa”, disse.

O deputado acompanhou os últimos preparativos para a realização da sessão plenária, cuja estrutura contará com totens com álcool em gel e equipamentos de proteção individual. “A Casa está sinalizada sobre distanciamento social, higiene e utilização dos espaços. Além disso, foram adquiridos equipamentos de medição de temperatura que ajudarão no controle de acesso às dependências da Casa. Por enquanto, estão suspensos eventos e atendimento ao público” afirma nota enviada pela AL.

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“Já fizemos testes rápidos. Isso para deputados, assessores, servidores, imprensa, segurança, terceirizados que nos ajudam na manutenção da higienização. Fizemos ressanitização, que é um processo de higienização mais aprofundado”, destacou Sarto. O presidente aproveitou para falar sobre a ferramenta desenvolvida pelos setores de tecnologia da informação e de comunicação da AL, que permitirá a realização de sessão num modelo híbrido, presencial e remoto.

Segundo o parlamentar, os deputados poderão apartear um orador pela internet. Aqueles que estiverem presencialmente no Plenário usarão as tribunas de forma alternada, garantindo a higienização dos espaços entre os pronunciamentos. O formato permitirá que deputados que integram o grupo de risco participem da sessão de forma remota, se desejarem, inclusive do próprio gabinete.

Conforme informado pela Casa, na quinta-feira, os deputados estaduais deverão registrar presença e voto somente nos terminais eletrônicos correspondentes às próprias bancadas. Será permitida a cada parlamentar a presença de até quatro assessores por gabinete, no entanto somente um poderá ter acesso ao plenário. Os servidores continuarão trabalhando de forma remota, exceto aqueles que são necessários para o funcionamento administrativo e a realização da sessão.

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