Não existem contextos que justifiquem saudação nazista, diz André Costa sem citar Fernandes
Foto em que o deputado estadual André Fernandes aparece realizando saudação nazista, sob os dizeres "genocida fdp", circularam na tarde deste sábado. A publicação é de 2019![Secretário André Costa foi estrevistado nesta quinta na rádio O POVO/CBN](https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2020/03/04/750x500/1_andre_costa_17-12064094.jpg)
O secretário de Segurança do Ceará, André Costa, usou as redes sociais neste sábado, 30, para repudiar qualquer menção ao Regime Nazista Alemão (1933-1945), independentemente de contextos em que elas ocorram. Ele não citou o deputado estadual André Fernandes (PSL), que havia publicado nos stories do Instagram, em 2019, foto com a mão enrijecida aos moldes da saudação nazista conhecida como sieg heil, sob os dizeres "genocida fdp".
Outra versão, contudo, aponta para uma publicação em que legenda era apenas "ditador". A publicação se deu no contexto de série de fotos em que o jovem aparece tirando a barba. A imagem veio à tona neste sábado e o nome de Fernandes é um dos mais mencionados no Twitter pelo País.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Não existem contextos ou justificativas para a utilização indiscriminada de qualquer saudação ou simbologia nazista", disse o secretário. E emendou: "Um regime que dizimou milhões de pessoas deve ser absolutamente desprezado."
Acesse a cobertura completa do Coronavírus >
Fernandes se defendeu afirmando que "tiram de contexto" para atacá-lo. "Acreditem, pegaram a minha foto chamando um genocida de FDP e estão dizendo que ando fazendo saudação nazista", ele se defendeu.
A Constituição Federal de 1988 veda no 20º artigo referências ao nazismo sob pena de prisão de dois a cinco anos e multa.