Participamos do

Collor pede desculpa por confisco da poupança em 1990: "Infelizmente errei"

"Gostaria de pedir perdão a todas aquelas pessoas que foram prejudicadas pelo bloqueio dos ativos"
13:39 | Mai. 18, 2020
Autor Carlos Holanda
Foto do autor
Carlos Holanda Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Frequentemente presente no Twitter para interação bem humorada com seguidores, ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) usou a rede social para assumir que errou ao confiscar a poupança dos brasileiros em 1990, de modo a combater a inflação galopante no primeiro ano de seu governo. Ele considerou que medida era arriscada e pediu desculpa aos brasileiros.


"O Brasil estava no limite! Durante a preparação das medidas iniciais do meu governo, tomei conhecimento de um plano economicamente viável, mas politicamente sensível, com grandes chances de êxito no combate à inflação. Era uma decisão dificílima. Mas resolvi assumir o risco", ele escreveu, afirmando que sabia que ali poderia perder a popularidade e, até mesmo, a Presidência, o que ocorria dois anos depois, quando renunciou em meio a processo de impeachment sob outro contexto.


Durante as interações com os seguidores, é comum que mencionem este capítulo da gestão dele de modo crítico ou jocoso. Eliminar a hiperinflação, ele prosseguiu, era o objetivo central do mandato.
"Acreditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir perdão a todas aquelas pessoas que foram prejudicadas pelo bloqueio dos ativos", ele pontuou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


A renúncia foi meio de o ex-presidente não perder os direitos políticos, antes que o processo de impeachment cassasse-os por oito anos. Em entrevista a Rádio Senado, em 2010, ele também pediu desculpas pelo bloqueio.


"Peço desculpas, as mais sentidas e as mais humildes, aos brasileiros que passaram por constrangimentos, traumas, medos, incertezas e dramas pessoais com o bloqueio do dinheiro. Lamento que tenha acontecido. Hoje, não faria de novo".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar