PUBLICIDADE
Política
Noticia

RC tem mais poder de influência numa eleição para prefeito que Cid e Ciro, diz editor do O POVO

O assunto causou polêmica na edição 68 do podcast Jogo Político

15:36 | 29/01/2020
Prefeito Roberto Cláudio: agenda intensa com inaugurações de obras em Fortaleza
Prefeito Roberto Cláudio: agenda intensa com inaugurações de obras em Fortaleza (Foto: Sandro Valentim)

O editor de Política e editor do O POVO, Guálter George, acredita que o poder de influência do prefeito Roberto Cláudio (PDT) numa eleição em Fortaleza é maior até mesmo que o do senador Cid Gomes (PST) e também que o de Ciro Gomes (PDT). O assunto causou controvérsia no podcast Jogo Político episódio 68.

Ouça aqui o podcast:

Listen to "#68 - A volta da Assembleia e da Câmara em ano de eleições" on Spreaker.

A partir do controle da máquina da Prefeitura e a interlocução direta e contínua com vereadores, o prefeito teria mais instrumentos de ação que o senador e o ex-ministro.

Termina neste fim de semana o recesso legislativo na Câmara Municipal de Fortaleza e na Assembleia Legislativa do Ceará. Os vereadores e deputados retornam ao trabalho em um ano de eleições municipais. Mexe com a vida de todos eles. Vários serão candidatos, outros tantos serão apoiadores, na busca de manter ou conquistar influência em redutos eleitorais. Isso afeta de forma decisiva a rotina dos parlamentos - em particular a disposição dos parlamentares para votarem projetos impopulares. Outro componente costumam ser as denúncias levadas às tribunas, resguardadas pela imunidade parlamentar.

Complicador extra para o dia a dia está no fato de vários deputados serem pré-candidatos a prefeito. Tanto no Interior como inclusive em Fortaleza. É o caso até do presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto Nogueira (PDT), um dos nomes cogitados no bloco governista. Além dele, há André Fernandes, Heitor Férrer (Solidariedade) e Renato Roseno (Psol). No caso de Sarto, o controle da agenda legislativa traz apoio político considerável, o maior trunfo na intenção de se tornar candidato.

Os jornalistas Guálter George, editor de Política e colunista; Carlos Mazza, repórter, colunista e coordenador do O POVO Dados; e Érico Firmo, editor e colunista do O POVO, discutem como o Poder Legislativo no Ceará será influenciado pelas eleições e como irá influenciá-las.