Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Bolsonaro veta distribuição de 100% dos lucros do FGTS aos trabalhadores

A medida havia sido apresentada pelo próprio governo em julho. Presidente justificou que a distribuição favorecia as camadas sociais de maior poder aquisitivo
23:53 | Dez. 12, 2019
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente Jair Bolsonaro vetou, nesta quinta-feira, 12, a distribuição de 100% dos lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores. A medida havia sido apresentada pelo próprio governo em julho. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União".

No texto, Bolsonaro explica que o veto vem do entendimento que a divisão favoreceria "as camadas sociais de maior poder aquisitivo, que são as que possuem maior volume de depósitos e saldos na conta do FGTS" e prejudicaria, assim, o acesso a programas sociais, por "camadas que necessitam".

Passa a valer agora a regra que prevê distribuição de 50% do lucro obtido pelo fundo, como foi estabelecido em 2017 sob o Governo Temer.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A decisão faz parte de uma série de mudanças. Em julho, além da divisão integral, Bolsonaro editou uma medida provisória que permitiu o saque de contas ativas e inativas do FGTS. Nesta quinta-feira, 12, foi sancionada a lei que institui saque aniversário do FGTS.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar