Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Joice Hasselmann diz que Eduardo Bolsonaro está envolvido em ataques virtuais contra opositores do Governo

A declaração da deputada foi dada à CPI das Fake News. Ela foi convidada a prestar depoimento na comissão de inquérito e realizou uma apresentação antes de ser questionada pela comissão
09:53 | Dez. 05, 2019
Autor Neto Ribeiro
Foto do autor
Neto Ribeiro Repórter Mídias Sociais
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Deputada Federal pelo PSL de São Paulo, Joice Hasselmann afirmou que Eduardo Bolsonaro (PSL) é um dos coordenadores de um grupo de apoiadores que financiam ataques virtuais aos adversários do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). A declaração da deputada foi dada à CPI das Fake News, na tarde dessa quarta-feira, 4. As informações são do jornal O Globo.

Ela foi convidada a prestar depoimento na comissão de inquérito e realizou uma apresentação - antes de ser questionada -, com informações colhidas por meio da ferramenta Botometer analisando as redes sociais de Eduardo e Jair Bolsonaro.

Criada pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, a análise da ferramenta foi encomendada pela própria deputada. Segundo Joice, esse estudo só foi pedido após ela ter sido alvo de "ataques coordenados na internet".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O que vou mostrar aqui é fruto de uma investigação que comecei a fazer com muito mais intensidade depois que eu virei alvo de ataques. Inclusive, os laudos apresentados são assinados por um perito renomado", afirmou a deputada.

Joice exibiu mensagens no relatório onde há conversas em um grupo chamado "Secreto2 G.O" numa rede social. De acordo com o estudo, integrantes coordenavam a criação e propagação de "fake news" nas redes sociais contra opositores do governo Jair Bolsonaro.

Ainda conforme a análise, Eduardo e Jair possuem mais de 1,8 milhões de seguidores robôs, usados para impulsionar mensagens de cunho difamatório contra desafetos do presidente e de sua família. O grupo chamado de "gabinete do ódio" é formado por assessores do Palácio do Planalto supostamente ligado a família Bolsonaro. 

As postagens são coordenadas e possuem programações em dia e hora por meio de um agendamento. "Vocês vão ver prints das conversas desses grupos. As instruções são passadas, principalmente, pelo Eduardo e assessores ligados a ele. O Carlos também teve muita atividade, mas agora ele está mais com o freio de mão puxado", apontou Joice.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar