PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Bolsonaro é denunciado por crime contra a humanidade ao Tribunal Penal Internacional

A representação acusa o presidente de incitar o genocídio aos povos indígenas; tribunal ainda avaliará se abre investigação

09:02 | 28/11/2019
A acusação afirma que Bolsonaro enfraqueceu a fiscalização ambiental e se omitiu frente aos crimes ambientais na Amazônia.
A acusação afirma que Bolsonaro enfraqueceu a fiscalização ambiental e se omitiu frente aos crimes ambientais na Amazônia. (Foto: José Dias/PR)

O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado por "crimes contra a humanidade" ao Tribunal Penal Internacional (TPI) nesta quarta-feira, 27. A denúncia é da Comissão Arns de Direitos Humanos e do Coletivo de Advocacia dos Direitos Humanos.

De acordo com a representação, Bolsonaro incita o "genocídio e ataques sistemáticos" aos povos indígenas a partir de medidas e declarações de seu governo. Os denunciantes ainda acusam o presidente de enfraquecer a fiscalização ambiental e omitir-se quanto aos crimes ambientais na Amazônia.

O TPI, responsável por processar e julgar indivíduos acusados de crimes contra a humanidade, genocídios e crimes de guerra, avaliará se abre investigação. As informações são da Folha de S. Paulo.