Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Índios afetados por lama da Vale elegerão entidade para assessorá-los

19:33 | Out. 11, 2019
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Indígenas atingidos no rompimento da barragem da Vale, ocorrido em janeiro deste ano em Brumadinho (MG), irão escolher uma entidade para assessorá-los no processo de reparação dos danos causados pela mineradora. Ela deverá contar com profissionais nas áreas de engenharia, arquitetura, agroecologia e educação financeira, entre outras.

Mais de 250 pessoas morreram na tragédia de Brumadinho, que também causou a destruição de comunidades e poluição ambiental. Entre os atingidos, estão índios Pataxó Hã Hã Hãe e Pataxó da Aldeia Naô Xohã.

A primeira etapa do processo de seleção da assessoria técnica terá início na segunda-feira (14) com a abertura de um prazo de inscrições aos interessados, com chamamento público aberto conjuntamente pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), defensorias Públicas da União e do Estado de Minas Gerais e Fundação Nacional do Índio (Funai). Candidaturas poderão ser apresentadas até 4 de novembro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Somente podem participar do processo entidades sem fins lucrativos que comprovem total independência técnica, financeira e institucional em relação à Vale. As candidaturas que cumprirem todos os pré-requisitos previstos no chamamento público serão apresentadas aos indígenas, que tomarão a decisão.

A contratação de assessorias independentes se espelha nos desdobramentos do rompimento da barragem da Samarco, ocorrido em Mariana (MG) no ano de 2015. Os atingidos nesse episódio conquistaram judicialmente, com o apoio do MPMG e do MPF, o direito de contarem com a assessoria de profissionais de áreas variadas. A medida busca assegurar aos atingidos informações técnicas para negociar com a mineradora.

Após a ruptura na barragem da Vale, as vítimas nos variados municípios afetados também obtiveram esse direito. As entidades são sempre escolhidas pelos próprios atingidos e os custos da contratação são de responsabilidade da Vale. 

Em maio, cerca de 300 moradores de Brumadinho reunidos em assembleia escolheram a Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas). A mesma entidade foi selecionada em junho pelos moradores da região composta pelos municípios mineiros de Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Betim, Igarapé e Juatuba. No caso dos indígenas, a contratação da assessoria foi uma das medidas incluídas em Termo de Ajuste Preliminar Extrajudicial (TAP-E) firmado em abril entre a Vale e o MPF.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar