Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Candidatos organizam ato contra as eleições para Conselho Tutelar neste domingo

O objetivo é coletar provas de eleitores e outros candidatos prejudicados durante o pleito

Neste domingo, 13, candidatos para Conselho Tutelar realizarão um ato contra o último pleito, no Clube Grab, no bairro Antônio Sales, em Fortaleza. O objetivo é reunir, a partir das 17h, eleitores e outros candidatos prejudicados para coletar assinaturas e entrar com ações de anulação das eleições. O pedido de suspensão acontece em virtude dos inúmeros casos de irregularidades observados durante e depois da votação. 

De acordo com informações de Rondinelle Mendes de Araújo, um dos organizadores e eleito apenas para uma suplência nesta disputa, o ato ajudará no processo de denúncia formal. "Após compilarmos todas as assinaturas com todo o material e provas, iremos na segunda-feira protocolar essas informações no Comdica (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza), Ministério Público Estadual e poder judiciário", afirma. 

Nessa quarta-feira, 9, o mesmo grupo de candidatos, com apoio do vereador Plácido Filho (PSDB), foi orientado pela procuradora regional, Lívia Sousa, durante encontro realizado no Ministério Público Federal, a entrarem com ações na ouvidoria e corregedoria do Ministério Público do Ceará e com um mandado de segurança para anular a eleição. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os candidatos também cogitam entrar com uma possível ação de afastamento da promotora de Justiça Antônia Lima de Sousa, titular da 78ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, responsável por receber e apurar as denúncias de fraudes das eleições para Conselho Tutelar. O grupo acusa a promotora de má conduta durante a apuração dos casos.  

A polêmica das eleições foi o tema da edição 161 do Recorte, o podcast analítico do O POVO:

Listen to "#161 — As eleições para o Conselho Tutelar entre críticas e influências" on Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar