Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Roberto Cláudio pedala com vereadores em inauguração de binário no Bom Jardim

Entrega do binário despertou disputa pela "paternidade" da obra, com direito a guerra de carros de som entre vereadores; obra requalifica calçadas e ciclofaixas

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) inaugurou neste sábado, 28, novo binário das ruas São Francisco/Pedro Martins, no bairro Bom Jardim. Marcando a entrega da obra, que serve de entrada para o bairro na altura da avenida Osório de Paiva, o prefeito pedalou pela nova ciclofaixa da via, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT).

“Essa é uma das redes de entrada do Bom Jardim. Então, além de uma obra importante para o acesso dos ônibus e dos carros, estamos adequando as calçadas e ciclofaixas, que são um desafio grande da cidade de Fortaleza”, diz Roberto Cláudio, destacando ainda outras ações para o bairro. “Queremos requalificar calçadas, iluminação e mobiliário urbano”, afirma.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O prefeito destacou, por exemplo, dado de que cerca de 20% dos acidentes da região envolvem pedestres e ciclistas. “Trânsito é problema de saúde pública”. Moradora do bairro desde a infância, Silvia Pinheiro, 54, diz que o binário era cobrança antiga dos moradores. “É uma rua apertada e por onde passam muitos ônibus. Então sempre virava uma confusão”, diz.

Terceiro binário do bairro

Esta foi a terceira obra de binário entregue pelo prefeito no Bom Jardim. Além da mudança no sentido das ruas, que antes eram mão dupla com faixa única, as vias ganharam novas calçadas, iluminação e ciclofaixas. O projeto prevê ainda sinalização especial e paradas de ônibus novas nas vias, mas que ainda não haviam sido instaladas até este sábado.

“Isso é uma luta de muito tempo. Binário parece ser uma obra simples, só mudar sentido de ruas, mas na verdade é bem mais que isso. É uma obra complexa, porque as ruas laterais também receberam adequações”, diz o vereador Didi Mangueira (PDT), com atuação no Bom Jardim. “O prefeito teve o cuidado de fazer do jeito que faria na área nobre da cidade”, diz.

Durante sua pedalada por cerca de cinco quarteirões do Bom Jardim, Roberto Cláudio chegou a ser parado por um “protesto” de dois cadeirantes, que bloquearam a ciclofaixa para chamar a atenção para a falta de acessibilidade de vários locais do bairro. O prefeito repassou a bronca para sua equipe e prometeu ampliar ações rápidas de adequação da região.

“Briga por paternidade”

Entrega do binário aflorou disputa pela “paternidade” da obra no Bom Jardim. Durante o evento, circulava pelo bairro carro de som do vereador Marcelo Lemos (PSL) sugerindo que a obra teria relação com requerimento apresentado por ele. A ação motivou reação dura do ex-vereador A Onde É, que circulou no entorno com um carro de som “desmentindo” o colega.

Ex-vereador surpreendeu com carro de som de "protesto"
Ex-vereador surpreendeu com carro de som de "protesto"

“Esse binário só saiu por iniciativa do vereador A Onde É, que apresentou um requerimento pedindo isso ainda em 2014”, disse o próprio A Onde É, que renunciou ao mandato em 2015 acusado de uso irregular da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP) da Câmara. 

Ele ainda recorre na Justiça, já tendo sido inocentado de parte das acusações. "A mentira pode ter seu tempo, mas a verdade tem a eternidade. Bote aí essa frase no jornal", disse A Onde É. "E bote como minha, senão vão tomar até a minha frase", destaca.

Algumas pessoas se incomodaram com o "estridente" protesto do vereador, por conta do alto volume do carro de som usado por A Onde É. "São nove horas da manhã do sábado, homem de Deus", gritava da janela uma moradora da rua São Francisco. Quando o prefeito passou por ele, A Onde É cobrou novas ações e disse que o Bom Jardim "deixou de ser prioridade" da gestão.

Prefeito Roberto Cláudio inaugura binário no Bom Jardim
Prefeito Roberto Cláudio inaugura binário no Bom Jardim (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar