Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Fim das coligações proporcionais e renovação política são tema de reunião entre vereadores

Encontro nacional reúne, em Fortaleza, mais de 500 vereadores de 127 municípios de 16 estados
14:20 | Set. 27, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Discutindo o papel de fiscalização do vereadores no combate à corrupção, a otimização dos recursos públicos e as eleições 2020, chegou ao fim, na manhã desta sexta-feira, 27, o Encontro Nacional de Legislativos Municipais 2019. O evento reuniu, em Fortaleza, mais de 500 vereadores de 127 municípios de 16 estados. 

Guto Mota, presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), explica que o evento buscou fazer com que os vereadores "melhorem sua atuação e, consequentemente, os eleitores se sintam mais e melhor representados".

"A base da política são os vereadores. São 2 mil no Ceará e 50 mil no País. É quem está no dia a dia recebendo os eleitores nos municípios", citou Mota. Para ele, "existem casos de maus políticos, mas existem muito mais que fazem uma boa política que devem ser exaltados". 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Também presente no encontro, Will Almeida, vereador de Acopiara e subprocurador geral da UVC, destacou que a grande mudança para as eleições de 2020 é o fim das coligações, que "fortalecerá os partidos". "Muitos terão que migrar para determinados partidos para juntos atingirem o coeficiente eleitoral e terem chance de disputar uma cadeira na câmara municipal", projetou.

Leia também: Alto número de candidaturas à Câmara desponta como estratégia

Fim das coligações impõe novo pensamento estratégico

A mudança de cenário desde o Governo Federal gera preocupação entre os vereadores com o movimento da sociedade em descredibilizar a política. Enquanto Almeida afirma que "é importante ter renovações em todos os municípios do Ceará", Mota complementa e destaca a necessidade de "dialogar direto com a sociedade e mostrar que, para mudar a política, tem que ser pela política, renovando os quadros".

A última manhã do encontro teve como foco o papel de fiscalização exercidos pelos representantes do legislativo municipal. "Acompanhar os problemas cotidianos do município e buscar soluções é o fundamental no exercício do cargo de vereador para ser realmente o elo entre a população e o Executivo", finaliza Mota.

Com informações do repórter Filipe Pereira

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar